Título: CIRO PREVÊ CRESCIMENTO DE TUCANO
Autor:
Fonte: O Globo, 21/07/2006, O País, p. 5

'Alckmin poderá chegar aos 35% com relativa facilidade', diz ex-ministro

FORTALEZA. O ex-ministro Ciro Gomes, hoje um dos principais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem não estar surpreso com o crescimento do candidato tucano, Geraldo Alckmin, nas pesquisas de intenção de voto. Na opinião de Ciro, o tucano poderá chegar aos 35%, o que, segundo o ex-ministro, pode ser o seu teto.

- Alckmin poderá chegar até os 35% com relativa facilidade. Esse é o eleitorado que sempre teve resistência ao nome de Lula. A partir dessa marca, no entanto, começará a ficar mais difícil, porque para crescer ele terá de tomar votos do presidente - disse Ciro, dividido entre sua campanha para a Câmara dos Deputados, a do irmão Cid Gomes para o governo do Ceará e a de Lula à reeleição.

"Estamos preparados para dois turnos"

Na avaliação do ex-ministro, o presidente Lula sempre esteve preparado para enfrentar uma disputa eleitoral em dois turnos:

- Estamos psicologicamente preparados para uma eleição de dois turnos. Tanto eu quanto o presidente. Por isso é uma bobagem achar que vamos derrotados para o segundo turno.

Ciro admitiu que a eleição presidencial será bastante disputada e disse que Alckmin poderá conquistar parte do eleitorado nordestino com suas viagens e programas para a região. Mas afirmou que não será fácil para ninguém desconstruir a imagem do presidente Lula no Nordeste.

- Isso porque temos coisas concretas a mostrar aqui na região. O favoritismo de Lula na região não é por acaso. Só no Ceará, por exemplo, o Bolsa Família investe por ano R$530 milhões. No Nordeste como um todo, os investimentos desse programa chegam a R$3 bilhões anuais. Isso sem falar na duplicação da BR 101, da Transnordestina, no nosso esforço para seguir adiante com as obras para a transposição do Rio São Francisco, que só estão paradas por força de uma liminar da Justiça - disse Ciro Gomes.

Campanha com Lula no fim de semana

No domingo, o ex-ministro vai para Olinda participar de ato de campanha do presidente Lula, que fará seu primeiro comício em Recife, no sábado. Para o Ceará, Ciro e os coordenadores da campanha no estado preparam pelo menos duas visitas de Lula, ainda não marcadas. (Adriana Vasconcelos)