Título: 'Bolsa Família forma mendigos'
Autor: Tulio Muniz
Fonte: O Globo, 21/07/2006, O País, p. 8

Heloísa chama Dulci e Tarso de canalhas por dizer que ela extinguiria programa

FORTALEZA. Ao encerrar ontem seu giro de campanha pelo Ceará, a candidata do PSOL, Heloísa Helena, voltou a bater forte no Palácio do Planalto. Ela disse que os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Luiz Dulci são canalhas por acusarem seu eventual governo de acabar com o Bolsa Família, mas afirmou que faria mudanças na forma do programa.

- Queria me desculpar por tê-los chamado antes de histéricos pois histeria é um problema de saúde mental e respeito as pessoas que são acometidas dele, foi uma canalhice mesmo.

Ela disse que, se eleita, fortalecerá o Bolsa Família, direcionando-o para formação profissional e geração de emprego, pois seria "um programa que não forma mendigo, forma cidadão". Frisou ainda que fortalecerá a educação infantil para que o Bolsa Família "não incentive a menina pobre a engravidar, mas a estudar para ser cientista, bailarina ou musica". Ela voltou a desafiar o presidente Lula a comparecer aos debates que forem realizados.

- Lula não é tão incompetente que não possa falar sobre o próprio governo e tenha de mandar empregados - disse.

Heloísa Helena se referiu a Tarso, Lula e Dulci como "gentalha vaidosa" e disse que o que o Planalto nutre por ela sentimento de "inveja" com seu crescimento nas pesquisas. Não faltaram críticas a Geraldo Alckmin e ao PFL.

- Estamos crescendo e a histeria esta balançando o Planalto e a feira de chuchu do PFL e eu gritando: "Tô no seu encalço", primeiro do Alckmin, depois de sua majestade barbuda.

Heloísa Helena retornou a Fortaleza após um giro nas principais cidades do Sul do Ceará. Foi chamada de "cangaceira do bem", usando um chapéu de cangaceiro que lhe foi presenteado no mercado central da capital.