Título: BEIRA-MAR, NA PF, FAZIA TRÁFICO INTERNACIONAL
Autor: Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 21/07/2006, O País, p. 13

Traficante ainda conseguia manter os negócios; por isso, foi transferido para presídio federal

BRASÍLIA. A Polícia Federal decidiu transferir Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná, depois de descobrir que, mesmo preso numa pequena cela da instituição, em Brasília, o traficante continuava operando no tráfico internacional de drogas. Beira-Mar foi levado para Catanduvas numa operação da PF que começou na noite de terça-feira, em Brasília. Ele inaugurou o presídio federal, onde, por enquanto, é o único preso.

A polícia chegou a esta conclusão após gravar conversas de Beira-Mar num celular levado até a cela dele a partir de uma bem-sucedida operação de infiltração policial.

Policial se passa por preso e divide cela com Beira-Mar

Recentemente, a polícia desconfiou do comportamento do traficante e, para aprofundar as investigações, decidiu destacar um policial para dividir a cela com Beira-Mar. O policial foi preso como se fosse um bandido comum e, para facilitar a apuração sem chamar a atenção, levou um celular para a cadeia. Em pouco tempo, o telefone caiu nas mãos de Beira-Mar. Segundo a polícia, foi fácil registrar as conversas do traficante com os remanescentes da quadrilha que ainda estão soltos.

Com base nas escutas, a PF apreendeu um caminhão com 230 quilos de cocaína na Via Dutra terça-feira da semana passada. A droga estava sendo levada para a favela Beira-Mar, em Caxias, reduto do traficante e que lhe serve de apelido.

No caminhão foram encontrados ainda 30 quilos de crack e seis quilos de haxixe. Foi a maior apreensão de cocaína no Rio de Janeiro este ano. A droga estava escondida num fundo falso da carroceria do caminhão. Segundo a polícia, a droga foi comprada na Colômbia, passou pelo Paraguai e estava sendo levada para a favela Beira-Mar, no Rio. Só a cocaína, de alto grau de pureza, está avaliada em US$3 milhões.

O motorista do caminhão, Jorge Luiz Perez, de 49 anos, disse a polícia que receberia R$5 mil para levar o carregamento de drogas de Foz do Iguaçu até o Rio. Pelo plano da quadrilha, um dos cúmplices de Beira-Mar faria contato com Perez logo depois que o motorista entrasse no estado.

Beira-Mar está na cadeia desde 2001, quando foi preso numa região controlada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), na Colômbia. Esta não é a primeira vez que a PF descobre indícios da atuação do traficante com comparsas que estão fora da cadeia.

Em outubro do ano passado, o traficante foi transferido às pressas para Florianópolis depois que a PF descobriu um suposto plano de fuga. Segundo a polícia, o plano estava sendo preparado com a ajuda de uma advogada. Ela teria sido flagrada fazendo um levantamento do terreno e do prédio da Superintendência da PF, no Setor Policial Sul, onde Beira-Mar estava preso.

Ministério da Justiça quer mais presos em Catanduvas

O Ministério da Justiça espera que ainda este mês outros presos sejam transferidos para Catanduvas, pondo fim à estada solitária de Fernandinho Beira-Mar no prédio. Não está descartada a ida de chefes da facção criminosa que fez atentados em São Paulo. Cinco estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e Pernambuco - já pediram ao governo federal a transferência de presos para a nova prisão no Paraná.