Título: DESAFIOS À FAMÍLIA
Autor: D. EUGENIO SALES
Fonte: O Globo, 22/07/2006, Opinião, p. 7

No domingo, 9 de julho, com a celebração da Santa Missa, o Papa Bento XVI encerrou o V Encontro Mundial das Famílias. Segundo os organizadores da reunião, precedida pelo Congresso Teológico-Pastoral Internacional, foram a Valência 1,5 milhão de visitantes, aproximadamente. A representação eclesial era integrada por 50 cardeais, 450 bispos e 3 mil sacerdotes. Da direção do evento participava Dom Karl Josef Romer, suíço naturalizado brasileiro, que, por 26 anos, foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro e que hoje exerce a função de secretário do Pontifício Conselho para a Família. Esteve à frente do II Encontro Mundial das Famílias, no Rio de Janeiro, em 1997. Arquidioceses e Dioceses brasileiras enviaram representantes a Valência e, graças às emissoras católicas de televisão e de rádio, muitos em todo o Brasil puderam participar, inclusive, da Missa de Encerramento, celebrada pelo Santo Padre Bento XVI.

Dada a importância do evento, volto ao assunto, apresentando uma perspectiva global do ocorrido e uma síntese da homilia pronunciada pelo Santo Padre, Sucessor de Pedro, com valiosas diretrizes e comentários sobre a família.

A cidade de Valência, naquela manhã de 9 de julho, viveu e experimentou o sentido pleno da universalidade da Igreja. Diante do altar para celebração da Eucaristia do V Encontro Mundial das Famílias, estavam mais de um milhão de pessoas ¿ crianças, jovens, homens e mulheres ¿ uma multidão imensa. Famílias inteiras que acamparam noite adentro, aguardando o encontro com o Papa Bento XVI. Olhar o povo ali postado era como se num só relance tivéssemos o mundo inteiro diante daquele altar.

Na memória há de ficar para sempre gravada a manifestação de entusiasmo e de profunda piedade dos peregrinos, vindos dos quatro cantos da terra, pujante demonstração da fé em Cristo e do amor pelo Sucessor de Pedro, colocando, em comum, suas alegrias e esperanças, lágrimas e temores, angústias e sonhos.

Ao invés do confronto anunciado, eis que surge um Papa sereno, sorriso manso, olhar firme, pregando os valores fundamentais do Evangelho: ¿A família, fundada no matrimônio indissolúvel entre o homem e a mulher (...) O que se pretende é a presença de homens e mulheres com personalidade forte, capazes de enfrentar os grandes desafios que se colocam no mundo de hoje.¿ E a cada pronunciamento os aplausos se sucediam.

Bento XVI revelava a verdade definitiva sobre o homem; anunciava Jesus Cristo, iluminando os princípios básicos do Evangelho; convocava todos os presentes a alcançar a perfeição em relação à comunhão amorosa com os demais seres humanos. Na origem da maternidade e paternidade humanas está presente o Deus criador. Na raiz de toda pessoa não existe azar ou casualidade, mas um projeto do amor de Deus.

A seguir, transcrevo outros tópicos do ensinamento do Santo Padre, que assim começou: ¿Nesta Santa Missa que tenho a imensa alegria de presidir, concelebrando com numerosos Irmãos no Episcopado e com um grande número de sacerdotes, agradeço ao Senhor por todas as amadas famílias que vós haveis congregado aqui, formando uma multidão jubilosa, e também por tantas outras que, desde distantes terras, seguem esta celebração através de rádio e televisão. A todos desejo saudar e expressar meu grande afeto com um abraço de paz.¿

Ao comentar as duas primeiras leituras da Santa Missa, a do livro de Ester e a da segunda epístola de São Paulo a Timóteo, o Papa mostrou como a família é chamada a colaborar na transmissão da fé. Nestes testemunhos bíblicos, ela abrange não só pais e filhos, mas também avós e antepassados. Assim, apresenta-se como uma comunidade de gerações e garantia de um patrimônio de tradições.

E, assim, o Papa concluiu a homilia: ¿A família cristã, pai, mãe e filhos, está chamada, pois, a cumprir com os objetivos assinalados não como algo imposto, mas como um dom da graça do sacramento do matrimônio, infundido nos esposos. Se estes permanecem abertos ao Espírito e pedem sua ajuda, ele não deixará de lhes comunicar o amor de Deus Pai manifestado e encarnado em Cristo. A presença do Espírito ajudará os esposos a não perder de vista a fonte e medida de seu amor e entrega, e a colaborar com ele para refleti-lo e encarná-lo em todas as dimensões de sua vida. O Espírito suscitará neles, desta forma, o anseio do encontro definitivo com Cristo na casa de seu Pai e nosso Pai. Esta é a mensagem de esperança que de Valência quero lançar a todas as famílias do mundo. Amém.¿ Ficamos a dever uma resposta ao Sucessor de Pedro, não com palavras mas com atos: uma mudança de comportamento à luz do Evangelho.

D. EUGENIO SALES é cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio.

O Papa mostrou como a família é chamada a colaborar na transmissão da fé