Título: BISCAIA QUER GADELHA FORA DA CPI
Autor:
Fonte: O Globo, 22/07/2006, O País, p. 11

Deputado pediu saída também de senador, cuja mulher aparece na lista

BRASÍLIA. O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), pediu ontem o afastamento do deputado Marcondes Gadelha (PSB-RJ) e do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) da comissão. Os nomes de Gadelha e da deputada Celcita Pinheiro (PFL-MT), mulher do senador, foram incluídos pelo empresário Luiz Antônio Vedoin, em depoimento na Justiça, na lista de parlamentares que negociaram emendas com a máfia dos sanguessugas.

¿ Gadelha e o marido de Celcita devem se afastar da CPI embora isso não signifique que eles estejam entre aqueles definitivamente ligados ao esquema ¿ disse Biscaia.

Apontado como um dos chefes da quadrilha que superfaturou ambulâncias, Vedoin disse que negociou emendas dos dois deputados. Vedoin disse ainda que desembolsou 10% dos valores das emendas negociadas para auxiliares dos dois parlamentares. Biscaia disse que iria conversar com os demais colegas de comissão sobre o caso.

¿ Acho constrangedora (a presença dos parlamentares citados na CPI). Mas as providências, agora, dependem dos líderes partidários ¿ disse.

Gadelha informou que deixará a comissão

Gadelha já informou ao líder do PSB na Câmara, Alexandre Cardoso (RJ), responsável pela sua indicação, que apresentará defesa e deixará a comissão. Cardoso concordou, mas integrantes da cúpula do partido preferem que o deputado deixe logo a comissão. A Comissão de Ética do PSB vai acompanhar as investigações.

O líder do PFL no Senado, Agripino Maia (RN), disse que não tomará providências em relação a Jonas Pinheiro. Segundo ele, se acharem conveniente, Jonas e Celcita devem dar explicações à CPI e não a ele. Em nota, Celcita negou vínculo com o esquema. ¿Nosso comportamento como pessoa, profissional e parlamentar sempre foi pautado na ética, moralidade e responsabilidade¿, disse a deputada. (Jailton de Carvalho)