Título: HELOÍSA: BASE DE LULA TENTA IMPEDIR INVESTIGAÇÕES
Autor: Cláudia Lamego e Paula Autran
Fonte: O Globo, 22/07/2006, O País, p. 14
Candidata volta a chamar ministros de empregadinhos e pede cadeia para sanguessugas
JOÃO PESSOA e PORTO ALEGRE. Em campanha na Paraíba, a candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, pediu ontem cadeia para os políticos envolvidos no escândalo dos sanguessugas. Disse que ¿a base de bajulação do governo Lula¿ trabalha para impedir as investigações do caso e responsabilizou o que ela chama de ¿bolsa banqueiros¿ (numa alusão ao sistema financeiro) pelo empobrecimento da população:
¿ Senadores e deputados envolvidos (no escândalo dos sanguessugas) são da base de bajulação de Lula, que está operando com alguns setores da oposição para não investigar. Mas, se depender de mim, haverá fiscalização implacável para que os ladrões de ambulância estejam na cadeia.
A candidata atribuiu seu crescimento nas pesquisas à generosidade e ao carinho do povo brasileiro. Disse que os revoltados com a corrupção identificam nela uma mulher que não aceita o ¿vigarismo e o banditismo político¿:
¿ Fico feliz e entendo isso como elogio. Meu crescimento nas pesquisas me dá alegria, mas acaba levando ao ataque mentiroso e desqualificado dos empregadinhos ministros do governo Lula, que começam a mentir dizendo que vou acabar com o Bolsa Família.
Apesar da polêmica que provocou ao chamar o ministro Tarso Genro de empregadinho, ela insistiu:
¿ Tenho dito aos empregadinhos ministros do presidente Lula que não quero bater boca com eles. Quero debater com o patrão deles. Espero que ele não se acovarde e vá para os debates para que possamos, olho no olho, debater o Brasil.
Perguntada se vai manter programas como o Bolsa Família, respondeu:
¿ Quem empobrece o povo brasileiro é o bolsa banqueiros, que estabelece mais de R$180 bilhões para meia dúzia de apaniguados e especuladores do Brasil, e não o Bolsa Família.
Cristovam Buarque critica Bolsa Família
Em Porto Alegre ontem, o candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, criticou programas sociais do governo, principalmente o Bolsa Família, por seu uso eleitoral. E anunciou que, se eleito, uma de suas primeiras iniciativas será a criação do turno integral nas escolas públicas de forma gradativa.
O candidato pedetista fez uma caminhada no centro de Porto Alegre ao lado do candidato ao governo do estado, Alceu Collares.
COLABOROU Chico Oliveira