Título: LÍBANO TERÁ CORREDOR HUMANITÁRIO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 22/07/2006, O Mundo, p. 39
Primeiro comboio com alimentos e remédios da Cruz Vermelha já chegou
NOVA YORK. Israel aceitou ontem os apelos da ONU para que seja aberto um corredor humanitário no Líbano, permitindo a chegada de alimentos, remédios e materiais de primeiros socorros ao país que é alvo de uma intensa ofensiva militar. O primeiro carregamento de mantimentos da Cruz Vermelha chegou ontem à cidade portuária de Tiro, alvo de fortes bombardeios.
O anúncio do corredor humanitário, que estaria a salvo dos ataques israelenses, foi feito pelo embaixador de Israel na ONU, Dan Gillerman, um dia após ter sido advertido pelas Nações Unidas de que a ação militar estaria provocando uma grave crise humanitária no país, com falta de alimentos, remédios e equipamentos de saúde.
¿ Esperamos que o corredor esteja aberto no final da noite (de sexta) ou até o sábado (hoje) pela manhã ¿ disse o embaixador.
Diversos países, entre eles Itália, Alemanha, Espanha e Estados Unidos, devem enviar mantimentos e remédios para o Líbano nas próximas horas. A ONU anunciou que está iniciando uma campanha internacional de arrecadação de fundos para custear o envio de ajuda.
Israel, no entanto, ainda não divulgou por onde passará o corredor humanitário, que encontrará pelo caminho pontes e estradadas destruídas, o que deve aumentar o tempo de deslocamento dos produtos.
Os mantimentos do comboio da Cruz Vermelha para Tiro ¿ 24 toneladas distribuídas em caminhões ¿ vieram da capital Beirute e, segundo os funcionários da organização, são suficientes para prestar auxilio a cerca de quatro mil famílias da região.