Título: Efeito Lula: ABC ganha universidade
Autor: José Casado e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 23/07/2006, O País, p. 4
Unidade será inaugurada em setembro
Em setembro, três semanas antes da eleição, inaugura-se a Universidade do ABC paulista: a primeira turma de 500 alunos terá aulas em salas improvisadas, porque o início das obras da nova escola, em Santo André, deve coincidir com a romaria às urnas.
É um empreendimento de R$110,2 milhões numa região com 2,5 milhões de eleitores. O principal beneficiário político, depois do presidente, é o deputado mensaleiro Professor Luizinho (PT-SP). Em nome de Lula, ele negociou o projeto no Congresso.
Mas o presidente-candidato quer mais. Pelo menos um campus em São Bernardo do Campo, onde mora sua família. E tem cobrado do secretário Nelson Maculan, do MEC:
¿ Você ainda não fez nada na minha terra.
A opção presidencial embala o Congresso. O deputado mensaleiro João Paulo Cunha (PT-SP), ao justificar seu projeto para criação de outra escola superior federal em Osasco, vizinha à região do ABC, argumentou:
¿ O próprio presidente tem dito que a universidade deve ir onde o povo está.
Na semana passada, foi a vez do senador José Sarney (PFL-AP). Ao comentar, em discurso, seu projeto de criação de uma universidade federal no Oiapoque, no Amapá, afirmou:
¿ Há pouco o presidente criou uma universidade no ABC, acho que devemos contrapor uma região desenvolvida a uma outra lá no extremo do Brasil. (J.C e D.W.)