Título: PT AGORA SE ARREPENDE DA EXPULSÃO DE HELOÍSA
Autor: Maria Lima e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 23/07/2006, O País, p. 10
Partido se prepara para aproximação com candidata do PSOL em eventual 2º turno; dissidente não quer conversa
BRASÍLIA. A constatação de que, por ironia do destino, a campanha da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá exigir uma reaproximação com a candidata Heloísa Helena (AL), expulsa do PT com outros companheiros em 2003, levou caciques do comando petista a fazer mea-culpa sobre a expulsão e a divisão que resultou na criação do PSOL. Mesmo Lula, que aparentemente nada fez para evitar o expulsão, agora admite que a direção do PT errou naquele momento.
Emissários do partido já se preparam para uma futura abordagem a Heloísa Helena e ao PSOL, se for confirmada a realização do segundo turno.
Sem esconder que estão se deliciando com o mea-culpa tardio, Heloísa Helena e seus seguidores dão mostras de que uma reaproximação para eventual apoio no segundo turno não será fácil. Ainda magoados com o traumático processo de expulsão do PT, acusam Lula e a cúpula petista de arrogância e de terem demorado demais para descobrir que incorreram num erro que pode, para eles, custar o segundo mandato de Lula.
O governador do Acre, Jorge Viana, coordenador da campanha de Lula na região Norte, conta que o presidente tem dito que talvez não tenha sido a melhor saída a divisão do PT naquele momento.
¿ Lula sempre disse que o melhor era que não tivéssemos nos dividido. Ninguém celebrou a saída da Heloísa, do Plínio Arruda Sampaio ou do Chico Alencar ¿ disse Viana após a primeira reunião de coordenadores da campanha de Lula.
¿ Acho que a divisão é sempre muito ruim. Quando houve a reunião para discutir a expulsão da Heloísa, do João Fontes, da Luciana Genro e do Babá, eu disse que não era um bom momento para o partido. Sempre lamentei a saída ¿ diz o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, coordenador do programa de governo para a campanha pela reeleição.
Presidente culpa Dirceu por saída
O reconhecimento do erro é feito justamente quando Heloísa Helena desponta nas pesquisas com 10% dos votos, complicando a pretensão inicial do presidente de tentar liquidar a eleição no primeiro turno.
¿ Sobre um diálogo para futuro entendimento? Essa pergunta agora tem que ser respondida por eles. É preciso saber se estão dispostos e interessados em mudar. É preciso saber o que preferem para o Brasil ¿ diz Marco Aurélio Garcia.
Segundo relatos de petistas, Lula tem culpado o antigo comando do partido, incluindo o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, por não ter segurando deputados que eram símbolos do partido, como Chico Alencar, João Alfredo, Ivan Valente e Maninha, todos agora no PSOL.
¿ Erramos ao não evitar a saída dos deputados para o PSOL. Não houve sensibilidade da direção para segurar o grupo. Eles deixaram o PT sem nenhum gesto do partido. São esses deputados que estão dando sustentação à candidatura da Heloísa Helena ¿ disse Lula semana passada a petistas.
O deputado Chico Alencar lembra, no entanto, que o próprio presidente se negou a recebê-los para uma última tentativa de evitar a expulsão.
Para Heloísa, foi a arrogância da cúpula do partido que não permitiu sua permanência.
¿ A arrogância é cega. Mas não acredito que a cúpula do PT mudou de posição. Tanto que eles passaram a me atacar de forma perversa. Eles poderiam me criticar pelos meus defeitos. Mas o PT e o Planalto estão me atacando com mentiras ¿ reage a candidata do PSOL.