Título: LULA FAZ DECLARAÇÃO DE R$622 MIL
Autor: Ilimar Franco, Gerson Camarotti, Luiza Damé
Fonte: O Globo, 23/07/2006, O País, p. 14

PT divulga gasto parcial, que inclui aluguel e obras da sede do comitê

BRASÍLIA. O comando da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou apenas parcialmente as despesas feitas até agora. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), decidiu que só dará informações completas sobre os valores gastos e arrecadados nas datas previstas pela legislação eleitoral: 6 de agosto e 6 de setembro, quando os partidos devem apresentar prestação parcial de contas.

¿ A campanha está no início e não temos nada a dizer sobre gastos e arrecadações. Só divulgaremos estas informações no prazo legal ¿ disse Berzoini.

O partido revelou gastos de R$622 mil, sendo R$600 mil nas instalações do comitê central da campanha e R$22 mil por um mês do aluguel. O contrato, de seis meses, representará uma despesa de R$132 mil.

Outra pequena despesa já foi registrada pela Secretaria de Administração da Casa Civil, que lançou no Siafi R$1.210 relativos ao traslado do presidente Lula do Palácio da Alvorada à sede do Minas Tênis Clube, onde o PT realizou a convenção nacional que formalizou sua candidatura. Esse valor terá de ser ressarcido pelo PT aos cofres públicos ao fim da eleição.

Casa Civil já listou despesas do candidato-presidente

A Casa Civil terá de informar ao PT todos os gastos do poder público com a campanha do presidente ¿ o que é previsto em lei no caso de reeleição ¿ um dia depois da realização do primeiro turno e um dia após o segundo turno. E o partido terá que fazer o ressarcimento num prazo de dez dias. Mas o presidente quer que este acerto de contas seja feito antes desses prazos, periodicamente.

A secretaria já relacionou despesas com o candidato-presidente, mas sem estabelecer ainda os valores: o trajeto terrestre para o Minas Tênis Clube no dia 24 de junho para a convenção do PT; trajetos terrestre e aéreo (Rio/São Paulo-São Paulo/Brasília) para o lançamento da campanha da reeleição em São Bernardo do Campo (SP) no dia 13 de julho; trajeto terrestre para o Hotel Blue Tree, onde reuniu-se com 75 prefeitos em 19 de julho; e trajeto terrestre para a produtora no Lago Sul para gravações de pilotos para propaganda eleitoral na TV, dia 20 de julho.

Segundo cálculos aproximados da reportagem, a campanha de Lula já teria um gasto de cerca de R$15 mil pelo uso do Aerolula para dois atos fora de Brasília: o de São Bernardo, dia 13, e para Pernambuco, neste fim de semana. O custo da hora de vôo é estimada em US$2.100.

O PT também não confirma o valor do contrato assinado com João Santana, responsável pelo marketing, que oficiosamente seria de R$5 milhões.

Sobre a arrecadação petista, a única informação é de que teria sido angariados R$360 mil no jantar de lançamento da candidatura de Lula à reeleição. (Luiza Damé e Ilimar Franco