Título: CRISTOVAM MANTÉM DADOS SOB SIGILO
Autor: Ilimar Franco, Gerson Camarotti, Luiza Damé
Fonte: O Globo, 23/07/2006, O País, p. 14

Pedetista quer conferir gastos pessoalmente para não cometer erros

e a campanha ainda não tem dinheiro

BRASÍLIA. O candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque (DF), que estimou em declaração ao Tribunal Superior Eleitoral gastos de até R$20 milhões, não quis revelar os valores arrecadados e gastos. Argumentou que precisa revisar as despesas para não cometer equívocos como no registro de sua candidatura, quando o TSE identificou falta de documentos. Cristovam pretende conferir pessoalmente as despesas feitas até agora.

O GLOBO fez um cálculo estimado de despesas básicas da campanha do pedetista, como o custo das passagens aéreas. Cristovam fez sete viagens: Minas Gerais, onde ficou três dias e visitou oito cidades, Rio de Janeiro (duas vezes), São Paulo (duas vezes ¿ capital e Santo André), Santa Catarina (duas cidades), Rio Grande do Sul (sete cidades em três dias).

Nesses deslocamentos aéreos Cristovam gastou cerca de R$ 20 mil, segundo cálculos do GLOBO com base no preço de mercado. Cristovam disse que não tinha controle sobre esses gastos porque uma agência de turismo de Brasília cuida das viagens, e tudo será pago em parcelas posteriormente.

O candidato contou que, como sua campanha não tem dinheiro ainda, ele viaja sem a equipe da produtora do programa de televisão e sem material de propaganda.

¿ Viajo sem bandeira, sem retrato. Até agora a equipe de televisão só fez filmagens da visita à cidade satélite do Paranoá (Brasília) ¿ disse. (Luiza Damé)