Título: TAXA DE INVESTIMENTO É UMA DAS PIORES DA HISTÓRIA
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 23/07/2006, Economia, p. 35

Índice parou em 17,6% em 2005. Taxa só não pior do que a registrada em 2003, segundo relatório do Iedi

SÃO PAULO. A taxa real de investimento fixo no país, representada pela compra de novas máquinas e equipamentos e pela ampliação física do parque industrial, atingiu em 2005 o segundo pior patamar das últimas seis décadas. A preços constantes de 1999, o índice estacionou em 17,6% do PIB no ano passado, 0,1 ponto percentual a menos do que em 2004. O resultado só não foi inferior aos 16,7% do PIB apurados em 2003.

Esses números fazem parte do relatório ¿O problema do preço do investimento no Brasil¿, elaborado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). A partir de dados oficiais do IBGE e do Ipea, ele mostra que o país está perdendo a corrida do crescimento sustentado para outros países emergentes, que nos últimos anos conseguiram criar um ambiente favorável para aumentar a capacidade instalada.

¿ Isso afeta o potencial de crescimento do país ¿ diz o economista Mauro Thury de Vieira Sá, professor de Economia Internacional na Universidade Federal do Amazonas e um dos autores do relatório.

A explicação para essa demora estaria justamente no preço do investimento produtivo, que vem crescendo desde 1998. O Iedi classifica esse preço como o custo do empresário para a compra de bens de capital e com construção civil, setores que em graus diferentes ainda são duramente afetados pela excessiva carga tributária, por um baixo índice de produtividade e elevada informalidade. Um outro componente que entra nessa conta é o peso dos juros nos financiamentos.

¿ Por que investir em bens de capital, ativos de baixa liquidez e com preços crescendo mais do que o de outros bens, se o empreendedor em potencial pode aplicar recursos em títulos públicos? ¿ pergunta Sá.

Considerando 1970 como ano-base (1970 = 1), o Iedi calculou que o preço do investimento fixo no Brasil chegou a 1,47 em 2003, 1,53 em 2004 e a 1,57 no ano passado. Com comportamento bem distinto, outras economias emergentes têm obtido sucesso nas reformas implementadas para incentivar suas empresas. Na China, o preço relativo do investimento está estável em 1,04, de 1998 até 2003, último ano com dados disponíveis.