Título: DEVASSA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA
Autor: Alan Gripp e Chico Otavio
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 3

CPI dos Sanguessugas pede quebra de sigilo dos 200 suspeitos

BRASÍLIA. Um grupo de cinco integrantes da CPI dos Sanguessugas apresentou ontem requerimento para a quebra de sigilo bancário e telefônico de todas as pessoas citadas pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin por envolvimento com a máfia das ambulâncias. Com isso a devassa poderá abranger mais de 200 pessoas, entre deputados, senadores, assessores e até o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, citado por suposta interferência no pagamento de dívidas do ministério com a Planam.

A CPI pode votar o requerimento em reunião administrativa marcada para a manhã de hoje. Mas os próprios deputados acham difícil haver quórum. Também poderá ser votado requerimento feito pelo grupo para que os 112 parlamentares e ex-parlamentares citados no depoimento de Vedoin sejam notificados. Até agora, a CPI só notificou os 57 que estão sendo investigados pelo Ministério Público e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ontem, o vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), disse que a comissão já tem dados suficientes para confirmar a participação de aproximadamente 80% dos 112 políticos citados. Jungmann afirmou que as provas incluem gravações telefônicas e cópias de depósitos bancários, entre outros comprovantes.

¿ As dúvidas são quanto aos que receberam em cash (dinheiro vivo), de difícil comprovação. E aqueles que receberam benefícios ainda não identificados ¿ afirmou Jungmann.

Deputado diz que Vedoin oferecia negócios, mas nega participação

Ontem, ao apresentar sua defesa à CPI, o deputado Itamar Serpa (PSDB-RJ), disse que os donos da Planam circulavam pelos gabinetes oferecendo negócios aos parlamentares em troca de propina. Ele disse ter recebido um comunicado de Vedoin dizendo que poderia conseguir no Ministério da Saúde a liberação de recursos para o Rotary Club de Nova Iguaçu. Bastava ao deputado apresentar a emenda.

¿ Claro que não aceitei, nunca admiti isso. São denúncias infundadas.

O relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), disse que vai apontar apenas parlamentares contra quem haja provas no relatório parcial que entregará dia 18 de agosto.

¿ Vamos encaminhar os resultados à Comissão de Ética ¿ afirmou.(Alan Gripp)

www.oglobo.com.br/pais