Título: PARA DEFENDER EX-MINISTRO, BERZOINI ATACA STF
Autor: Alan Gripp e Chico Otavio
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 3

Humberto Costa teria sido procurado por outro petista para conseguir liberar verbas

BRASÍLIA.Ao defender ontem o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, suspeito de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de atacar a imprensa e o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra.

Depois de reclamar da falta de isenção do TSE, Berzoini pediu ontem que a CPI dos Sanguessugas investigue a gestão de Serra no Ministério da Saúde. Berzoini defendeu Costa e afirmou querer ver esclarecidas as dúvidas que existem em relação a ele no esquema de liberação de recursos a favor da Planam para a compra superfaturada das ambulâncias.

O presidente do PT se queixou ainda da imprensa. Ao defender Costa, o presidente do PT disse que o ex-ministro de Lula informou ao partido não ter relação direta com o caso.

¿ Esse processo começou no governo anterior e é incrível como a mídia dá um tratamento duro a Humberto Costa e com o ex-ministro José Serra um tratamento de total omissão ¿ reclamou.

Berzoini disse que Costa conversou com ele no sábado, quando jornais e revistas publicaram informações sobre negociações do empresário Darci Vedoin com o Ministério da Saúde para conseguir liberar um crédito de R$8 milhões da Planam.

¿Não tem nenhuma autoridade acima das investigações¿

O intermediário dessas negociações junto a Costa, segundo Vedoin, seria o ex-candidato do PT ao governo do Cear, José Airton Cirilo. Berzoini afirmou que Costa disse ser inocente, mas afirmou que a CPI tem de investigar qualquer dúvida sobre o seu envolvimento.

¿ Não tem nenhuma autoridade acima das investigações. A CPI tem que investigar tudo, já, e não depois das eleições. Eu costumo tratar esse tipo de denúncia com responsabilidade. Há candidato cujo nariz está crescendo. É preciso equilíbrio porque o Humberto Costa está sendo dado como culpado sem que nenhuma investigação tenha sido concluída. Queremos que a CPI investigue tudo, logo, para não deixar qualquer duvida sobre quem é candidato ¿ disse Berzoini.