Título: HELOÍSA HELENA: LULA TENTA LUDIBRIAR O PÚBLICO QUANDO CULPA SISTEMA POLÍTICO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 8

Ex-mulher de Valdemar Costa Neto entrega flores para a candidata

SÃO PAULO. A candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, desqualificou ontem declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atribuiu ao sistema político a ocorrência de corrupção no Brasil. A candidata disse que Lula tenta ludibriar o público, que desconhece a legislação em vigor.

¿ O Código Penal estabelece cadeia para quem patrocina tráfico de influência, intermediação de interesses privados, exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva. Isso é uma tentativa de ludibriar a opinião pública que não tem pleno conhecimento sobre a legislação que já estabelece como crime tudo o que foi patrocinado ¿ atacou a senadora, que defendeu a necessidade de uma reforma política como forma de aumentar o controle e a fiscalização.

¿Minha mãe me ligou e me deu um puxão de orelhas¿

Heloísa Helena fez uma curta caminhada pela Avenida Paulista no início da tarde de ontem. Em discurso para menos de 50 pessoas, a candidata comentou o arrependimento de petistas por tê-la expulsado do partido. Ela disse que foi repreendida pela mãe por ter declarado que, como cristã, acreditava no arrependimento, embora lamentasse a manifestação somente após ela ter alcançado 10% em pesquisa de intenção de voto.

¿ Minha mãe me ligou e me deu um puxão de orelhas. Disse que deveria dizer que eles são mentirosos e cínicos quando se dizem arrependidos ¿ ironizou ela, expulsa do PT em 2003.

A senadora também mirou no candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, desafiando o tucano e também Lula ao debate de propostas e projetos para o país.

¿ Quero ter a grata satisfação de debater com o senhor Alckmin e com o senhor Lula para desbaratar toda essa farsa técnica. Se eles acham que o Brasil é curral deles, será uma mulher que vai derrubar a cerca desse curral. Vou aumentar os gastos públicos fazendo o país se desenvolver e não comprando sanguessugas¿ disse Heloísa.

A candidata delegou aos militantes do PSOL a tarefa de obter apenas dois votos cada um para superar Alckmin:

¿ O Alckmin comemorou nossa subida. Pois eu digo: estamos no encalço deles e podemos vencer essa luta. Vamos dar um basta aos 12 anos de verborragia do discurso neoliberal.

Durante a caminhada, Heloísa recebeu um ramalhete de lírios do campo de Maria Cristina Mendes Caldeira, candidata a deputada federal pelo PV e ex-mulher do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto (PL-SP), que renunciou ao mandato para não ser cassado.

¿ Heloísa é a representação da ética. Não tenho nada contra o Alckmin, mas acho que ela é quem pode promover mudanças. No Lula não voto, porque conheci bem como funcionava o mensalão ¿ disse Maria Cristina.

(*) Da CBN, especial para o GLOBO