Título: No ABC, como o ex-sindicalista
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 8

Senadora visita porta de fábricas

SÃO PAULO. Bem ao estilo Lula dos tempos de sindicalista do ABC, no início de sua trajetória politica, a candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena, dedicou parte da agenda de ontem aos metalúrgicos, visitando operários em portas de fábricas. Antes do sol raiar, Heloísa estava nos portões da General Motors, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde se encontrou com trabalhadores que resistem ao Plano de Demissões Voluntárias da montadora americana, que deve cortar 960 postos de trabalho. Pouco depois das 10h, chegava a São Bernardo do Campo, município do ABC Paulista, reduto do ex-líder sindical Lula.

¿ É como estar em qualquer outro lugar do Brasil ¿ disse, ao lado de sindicalistas filiados ao PSTU, que fazem oposição ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Eles entregaram à candidata manifesto contra as demissões planejadas pela Volkswagen, que deverá cortar até seis mil postos.

Como fazia o então sindicalista Lula, Heloísa culpou a política econômica pela instabilidade dos trabalhadores.

¿ Defendemos a redução da taxa de juros pela metade para que tenhamos R$160 bilhões no próximo ano para o aumento dos gastos públicos nos setores que dinamizam a economia local e geram emprego e renda. Os problemas das exportações estão levando à desestruturação as montadoras e gerando milhares de demissões não só nas fábricas, mas também entre os fornecedores. (Cristina Coghi)