Título: PAULISTA GRITA PARA MERCADANTE EM CORPO-A-CORPO: `TEM QUE SER A MARTA¿
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 9

Candidato do PT não conseguiu atingir ainda percentual que ela tinha

SÃO PAULO. O candidato do PT ao governo do estado, Aloizio Mercadante, passou pelo constrangimento de ouvir ontem de um petista que o partido deveria ter optado pela ex-prefeita Marta Suplicy como candidata ¿ ele derrotou Marta nas prévias de abril. O episódio aconteceu em sua primeira incursão para ampliar a margem de votos dentro do eleitorado já identificado como petista na capital. Mercadante considerou normal a reação do eleitor.

¿ Em São Paulo Marta ganhou a prévia. Ganhou pela qualidade do governo que fez. Tivemos um grande governo. O povo está revoltado com as promessas que Serra (o tucano seu adversário e líder nas pesquisas) fez e não cumpriu, especialmente com a renúncia ¿ disse.

Ao entrar num salão de barbeiro na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, periferia da Zona Leste, Mercadante ouviu os gritos do torneiro mecânico Moisés Batista da Silva, que cortava o cabelo:

¿Tem que ser a Marta!

Mercadante logo deixou a loja.

¿ O cara (Mercadante) é cabeça dura. A Marta bate nele (Serra) fácil. Ela fez uma ótima prefeitura ¿ afirmou Moisés.

Mercadante ainda não superou os 19% que Marta tinha em pesquisas de intenção de voto antes da prévia. Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostra Mercadante com 15%. Serra, com 61%, venceria a eleição no primeiro turno.

Por isso, a estratégia do comando da campanha estadual petista é tentar conquistar os eleitores que já têm simpatia por outras figuras do PT. Apesar de ter sido derrotada por Serra ao tentar a reeleição em 2004, Marta foi a mais votada em bairros da periferia, como São Mateus, onde Mercadante esteve ontem.

¿ Prefiro não ficar discutindo muito a pesquisa. O que vale é sentimento na rua ¿ disse Mercadante.