Título: BUMERANGUE VIRTUAL
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 9

Hackers invadem ex-blog do prefeito e divulgam e-mails e denúncias contra ele

Pioneiro no uso da internet como ferramenta para espalhar informações e atacar adversários políticos, o prefeito Cesar Maia provou ontem do próprio veneno. Às 9h20m, hackers invadiram seu ex-blog ¿ um boletim virtual enviado, segundo ele, a mais de dez mil assinantes. Divulgaram e-mails trocados pelo prefeito com colaboradores próximos e denunciaram a existência de uma suposta servidora-fantasma na Secretaria municipal de Saúde. O prefeito afirmou que vai consultar advogados para decidir se pedirá abertura de inquérito contra os responsáveis pela ação, mas disse que sua equipe já está rastreando os endereços eletrônicos dos invasores por conta própria:

¿ Isso foi importante para conhecermos melhor os hackers que estão do lado de lá e participam desta guerra política eletrônica. Ficaram ansiosos e se precipitaram. Perderam a guerra. Com o clone deles, pegamos todos os caminhos e procedimentos.

Apesar da divulgação de informações confidenciais, como análises e recomendações para a campanha de sua candidata ao governo do estado, Denise Frossard (PPS), Cesar afirmou que permitiu a invasão dos hackers. Ele teria sido avisado previamente sobre o ataque por um delegado da Polícia Federal, cujo nome não quis informar.

¿ Deixamos eles entrarem, já que fomos informados, e depois do meio-dia emitimos o ex-blog com os esclarecimentos ¿ disse o prefeito, referindo-se ao comunicado enviado às 12h45m, que relatou o ataque.

Cesar afirmou que não abriria os e-mails anexados pelos hackers e lembrou que os piratas virtuais podem invadir correios eletrônicos e alterar o conteúdo das mensagens, comprometendo o emissor original.

Um dos e-mails repassados traz pesquisas encomendadas por Cesar ao instituto GPP, que presta serviços a Cesar, com pacientes em filas de hospitais municipais. O levantamento mostra que 46% dos entrevistados na porta do Souza Aguiar, um dos alvos da intervenção federal no ano passado, não sabem dizer quem é o responsável pelo hospital. Os pacientes ouvidos no Miguel Couto disseram que o prefeito era o terceiro maior vilão da crise da saúde pública no Rio, com 17,02% das respostas, atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (25%) e da governadora Rosinha Garotinho (21%).

Segundo Cesar, os hackers invadiram os correios eletrônicos dos aliados, mas não o dele.

¿ Há um conjunto de pessoas que teve sua privacidade atingida. Minha caixa sempre vazia não foi invadida ¿ garantiu o prefeito, que diz ficar conectado cerca de 18 horas por dia.

As mensagens repassadas pelos hackers são assinadas pelo prefeito e por aliados, como o deputado estadual Eider Dantas (PFL), candidato a vice-governador na chapa de Frossard; o deputado federal Rodrigo Maia (PFL-RJ), filho do prefeito e principal articulador político do grupo em Brasília; e o vereador Carlo Caiado (PFL), filho de um ex-assessor de Eider Dantas na Secretaria municipal de Obras.

Rodrigo afirmou que vai investigar se teve o sigilo eletrônico quebrado. Nesse caso, anunciou que tomará ¿as providências legais cabíveis¿. Caiado também não quis comentar o conteúdo das mensagens, mas se disse revoltado com os hackers:

¿ Nem sei se tinha algo meu nesses e-mails. Se tiver, é invasão de privacidade.

A assessoria de Eider informou que só o prefeito estava autorizado a falar sobre o caso.

Outro e-mail divulgado pelos hackers mostra um dossiê com fotos da campanha do candidato do PRB ao governo, Marcelo Crivella, um dos principais adversários políticos de Cesar. As imagens foram registradas pelo tenente Melquisedec Nascimento, presidente da Associação de Militares Auxiliares e Especialistas e candidato a deputado estadual pelo PL ¿ partido que apóia a candidatura do peemedebista Sérgio Cabral ao governo.

Nascimento confirmou a autenticidade das fotos, mas disse que não faz espionagem eleitoral para o prefeito.

¿ Isso é coisa antiga. Tirei fotos de integrantes da Igreja Universal em campanha para o Crivella, em Duque de Caxias. Achei aquilo estranho e enviei ao prefeito. Há uma afinidade entre mim e o Cesar, mas não faço serviço de inteligência para ele.

A mensagem com as fotos teria sido repassada em abril, antes do início oficial da campanha, por Daniel Beltran ¿ integrante da Juventude Cesar Maia (JCM), que ajuda o prefeito a apurar as notas do ex-blog.

Em outro e-mail, o subsecretário de Acompanhamento Operacional do gabinete do prefeito, Breno Arruda, consultaria o chefe sobre a melhor maneira de publicar denúncias contra aliados de Cabral no blog Pero Vaz de Caminha. Cesar voltou a dizer que não é o autor do diário anônimo:

¿ Se alguém daqui quiser repassar qualquer coisa aos rapazes do PVC, peço que me consultem antes. O que recebo de sugestões para o blog é uma enormidade. Peço sempre que os contactem diretamente.

Apesar da invasão, Cesar disse que não pensa em reduzir a troca de mensagens confidenciais pela internet ou suspender o envio do ex-blog.

¿ Ao contrário: vou intensificar, pois está provado que o ex-blog está cumprindo sua finalidade ¿ respondeu, como de hábito, por e-mail.

A Secretaria municipal de Administração informou que a suposta funcionária-fantasma, que segundo os hackers mora na Itália, está em licença não remunerada de dois anos, desde setembro de 2005.

No domingo, o blog Pero Vaz de Caminha reproduziu requerimento de 2004 em que Cabral pede voto de aplauso do Senado ao ex-superintendente da PF José Milton Rodrigues, preso na semana passada pela Operação Cerol, e ao ex-delegado regional executivo, Roberto Prel, outro alvo das investigações. Segundo o blog, Prel assumiria a Secretaria de Segurança Pública num eventual governo do peemedebista. Cabral afirmou, por meio de assessores, que a homenagem era dirigida à PF pelo trabalho no combate ao narcotráfico, e não aos delegados.

Ontem, o blog que publica os ataques a Cabral não foi atualizado. Algo inédito desde que foi ao ar, no dia 10.

COLABOROU Luiz Ernesto Magalhães