Título: DEPUTADO QUER CASSAR MEDALHAS DE DELEGADOS
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O País, p. 11

Coronel Rodrigues (PSC) diz que foi usado por empresário agora preso pela Operação Cerol

Delegados da Polícia Federal presos na Operação Cerol tinham sido agraciados por deputados da Assembléia Legislativa do Rio com a Medalha Tiradentes. Dizendo-se usado, o deputado Geraldo Luiz Rodrigues (PSC) ¿ o coronel Rodrigues ¿ quer ver cassadas as condecorações dadas aos delegados. Assim que a Alerj encerrar seu recesso na próxima terça-feira, o deputado apresentará um projeto de resolução para retirar as condecorações de José Milton Rodrigues, Roberto Prel e Paulo Sérgio Baltazar, e de Jairo Kullmann, que recebeu o título de cidadão do Rio de Janeiro.

Sócio da Vigban pediu a homenagem

Autor da proposta de entrega da medalha ao diretor-executivo da PF, Zulmar Pimentel dos Santos, junto com o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), o deputado coronel Rodrigues diz que foi usado por envolvidos no esquema. Segundo ele, o empresário Renato de Paula Machado, sócio da Vigban, um dos presos na Operação Cerol, foi quem o procurou para pedir a homenagem.

¿ Renato me procurou no ano passado por meio de um amigo meu da Vigban com quem eu jogava bola no Rio Comprido. Fomos apresentados num almoço ao qual compareceu o delegado Mauro Montenegro (também preso na operação). Depois, Montenegro me ligou três ou quatro vezes para organizarmos a cerimônia ¿ disse Rodrigues.

Os outros delegados foram condecorados a pedido de um grupo grande de deputados. Mas coronel Rodrigues acha que todas as homenagens devem ser cassadas. O principal orador na noite de entrega da medalha a Pimentel, em 14 de dezembro de 2005, foi Picciani. Ele não quis comentar o assunto.

¿ Há um ano, não sabíamos que os outros eram corruptos. Eu me sinto usado e indignado porque eles queriam um canal para se sentirem mais prestigiados. Vou propor a cassação das condecorações deles, menos a do Zulmar, que a merece ¿ completou Rodrigues.

(*) Do Extra