Título: SEGUNDO VÔO DA FAB CHEGOU AO BRASIL ONTEM
Autor: Luiza Damé, Demétrio Weber e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 25/07/2006, O Mundo, p. 28

Brasileiros contam drama da fuga

SÃO PAULO. Mulher de um militar libanês, a brasileira Sicna Abdallah, 27 anos, parecia não acreditar ter pisado em solo brasileiro na manhã de ontem, quando um avião da Força Aérea Brasileira trouxe 139 brasileiros e nove estrangeiros que estavam em fuga do Líbano. Enquanto a família fazia festa, chorava e gritava, Sicna sentou-se em uma das cadeiras do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), pediu um copo de água e suspirou, como se tivesse cumprido a missão de tirar os três filhos pequenos ¿ um de 6 anos, outro de 2 anos e o caçula de dois meses ¿ do meio da guerra.

Foram três longos dias de viagem da brasileira com os três filhos desde Nabichit, onde vivia no Líbano. Antes de iniciar a saga, Sicna ficou cinco dias com os filhos dentro do porão de uma casa. Saiu quando acabou a comida e os bombardeios se intensificaram. Chegou a Beirute, de onde seguiu para a Síria e, em seguida, Adana, no sul da Turquia, ponto de embarque ao Brasil. A viagem com o avião da FAB demorou cerca de 19 horas para chegar a São Paulo, incluindo uma parada em Argel, na Argélia, para reabastecimento, e uma escala em Recife.

Segundo o representante do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Jadiel Ferreira de Oliveira, que acompanhou o desembarque dos passageiros ontem, havia uma grávida no avião da FAB, mas ela sentiu um mal-estar na parada em Argel e desembarcou, com seus familiares. Eram 152 passageiros inicialmente. Desses, nove estrangeiros: oito libaneses com residência permanente no Brasil e uma libanesa com residência no Paraguai.

¿ Conseguimos ainda lugares num navio canadense que transportou 73 brasileiros para a Turquia ¿ comemorou o diplomata.

O vôo de ontem foi o segundo que chegou ao Brasil com brasileiros que estão fugindo da guerra no Líbano. O primeiro, que trouxe 98 pessoas, chegou ao país na terça-feira passada.

O mesmo avião iniciou ontem mesmo o terceiro vôo rumo ao sul da Turquia. Pelos cálculos do governo, cerca de 1.500 brasileiros serão retirados do Líbano até a próxima sexta-feira.

* Do Diário de S.Paulo