Título: SANGUESSUGAS: RELATÓRIO PARCIAL DA CPI NÃO VAI INCLUIR TODOS OS CITADOS
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/07/2006, O País, p. 4

Vamos priorizar situações em que comprometimento é visível¿, diz senador

BRASÍLIA. O relator da CPI dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO), disse ontem que apresentará na primeira semana de agosto o relatório parcial das investigações, mas não incluirá todos os parlamentares denunciados pelos donos da Planam, acusados de chefiar o esquema de fraude na compra de ambulâncias. Segundo Lando, no relatório estarão somente os deputados e senadores contra os quais há provas convincentes de envolvimento com a máfia dos sanguessugas. O que não for apurado agora ficará para depois da eleição.

¿ Vamos trabalhar priorizando situações em que o comprometimento é visível. A gente não pode pegar alguém citado, tem de haver prova convincente ¿ disse Lando.

O Ministério Público Federal está investigando 57 parlamentares ¿ um senador e 56 deputados. Em depoimento à Justiça Federal, o empresário Luiz Antônio Vedoin, sócio da Planam, apresentou uma lista de 112 parlamentares e ex-parlamentares que teriam recebido propina para fazer emendas ao Orçamento para compra de ambulâncias. Nessa relação há 99 deputados, três senadores, cinco deputados que estão sob investigação do Ministério Público, mas não foram incluídos no depoimento inicial do empresário quatro ex-deputados e um ex-senador.

¿ Temos de nos concentrar para que não aconteça como na CPI do Fim do Mundo (como era chamada a CPI dos Bingos, que investigava qualquer denúncia contra o governo Lula) ¿ argumentou Lando.