Título: VARIG AFIRMA QUE CUMPRIU EXIGÊNCIAS
Autor: Luciana Anselmo
Fonte: O Globo, 24/07/2006, Economia, p. 18

Empresa retomou mais dois vôos internacionais. Passageiros reclamam

A Nova Varig informou que retomou ontem os vôos para Caracas e Buenos Aires, e que as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram cumpridas. Já estão em operação também vôos para Frankfurt, Miami, Londres e Nova York e as rotas domésticas Rio/Recife/Fernando de Noronha, Rio/São Paulo/Fortaleza e São Paulo/Manaus, além da ponte aérea Rio-São Paulo. A empresa disse que está operando com a malha mínima, mas garante que está atendendo às determinações da Anac.

Uma consulta feita ao site da Infraero mostrava que, dos 21 vôos previstos para decolar do Aeroporto Internacional Tom Jobim a partir das 16h30m de ontem, 11 constavam como cancelados. Entre as chegadas, das 18 previstas, dez foram canceladas. Também continuaram os cancelamentos no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A partir do mesmo horário, das 24 chegadas previstas, 18 constavam como canceladas. Em relação aos embarques, a situação era ainda mais crítica: dos 22 previstos, 17 foram cancelados.

Quem tentou obter por telefone, ontem à tarde, informações sobre vôos teve dificuldades. As chamadas não eram atendidas nos balcões da Varig.

O cardiologista Fernando Cruz, que está em férias com a família na Europa e tem volta marcada para terça-feira, contou que os vôos de Frankfurt para o Rio continuavam cancelados ¿ e que a Varig compartilhava com a Lufthansa os vôos para São Paulo, que estavam lotados. Segundo ele, os passageiros que querem vir de Frankfurt para o Rio não conseguem remarcar as passagens porque as outras companhias estão com lista de espera. Cruz lembrou que o vôo de Frankfurt para o Rio era usado por passageiros de outras rotas que já tinham sido canceladas pela Varig na Europa.