Título: SONDA PARA ALIMENTAR SADDAM
Autor:
Fonte: O Globo, 24/07/2006, O Mundo, p. 22

Greve de fome provoca internação de ex-presidente

BAGDÁ. Em greve de fome desde o último dia 7, para protestar contra a forma como seu julgamento está sendo conduzido e contra o assassinato de três advogados de defesa, o ex-presidente do Iraque Saddam Hussein, de 69 anos, foi internado ontem, em local não divulgado, para receber alimentação via sonda. Há uma audiência marcada para hoje, mas os advogados de Saddam dizem que vão boicotá-la e garantem que seu cliente só deveria se apresentar quarta-feira.

O tenente-coronel Keir-Kevin Curry, porta-voz do comando do Exército dos EUA no Iraque, evitou confirmar a internação e não comentou se iria providenciar alguma medida para atender ao ex-presidente.

¿ Ele segue recusando qualquer tipo de alimento. Continua sob o cuidado e a custódia da coalizão e estamos lhe oferecendo a atenção médica adequada. Saddam Hussein permanece detido em uma de nossas instalações e está apto para ir à audiência ¿ disse.

Saddam e outros três acusados ¿ Barzan Ibrahim, Taha Yassin Ramadan e Awad al-Bandar, três dos principais assessores do ex-ditador ¿ estão há 17 dias sem ingerir alimentos para reclamar da Justiça iraquiana e pedir segurança para seus advogados.

Numa carta ao tribunal, além de proteção, a defesa pediu um recesso de 45 dias para preparar a alegação final e uma promessa de que poderia ter o tempo que quisesse para apresentar tal defesa. O porta-voz judicial Raid Juhi disse que a defesa havia recusado a proteção, já oferecida anteriormente, e deixou claro que os pedidos não serão atendidos.