Título: IBOPE: CABRAL LIDERA COM 39% NO RIO
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 26/07/2006, O País, p. 8

Candidato tem mais que o dobro de votos de Crivella, em segundo, com 17%

Com 39% das intenções de voto, o senador Sérgio Cabral Filho (PMDB) lidera com folga a disputa pelo governo do Rio. Pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Globo mostra que o peemedebista tem mais que o dobro dos votos do segundo colocado, Marcelo Crivella (PRB), com 17%. Cabral aparece com 55% dos votos válidos, enquanto todos os seus adversários, juntos, obtêm 46%. Com esse resultado, o peemedebista hoje venceria a disputa no primeiro turno.

Em terceiro lugar surge Denise Frossard (PPS), com 8% das intenções de votos; seguida do candidato tucano, Eduardo Paes, com 2%. Empatados com apenas 1% aparecem Vladimir Palmeira (PT), Carlos Lupi (PDT) e Milton Temer (PSOL). Os demais candidatos não alcançaram 1%. Em branco e nulos somam 17% e 13% disseram não saber em quem votar.

Foi a primeira rodada da pesquisa Ibope-TV Globo sobre o Rio. O instituto ouviu 1.204 eleitores, em 33 municípios, entre 22 e 24 de julho. Com margem de erro de de três pontos percentuais, com um grau de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 48108/06.

Num eventual segundo turno, Cabral venceria Crivella por 49% a 22%. Contra Frossard, ganharia por 52% a 17%.

Crivella é o campeão em rejeição. Segundo o Ibope, 22% dos eleitores disseram que não votariam no senador em hipótese alguma. Lupi está em segundo lugar neste quesito, com 16%. Embolados em terceiro lugar, com 12% de rejeição, aparecem Frossard, Paes e Vladimir. Sérgio Cabral tem 11% de rejeição.

Na corrida para o Senado, Jandira Feghali (PCdoB) tem 21% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Francisco Dornelles (PP), com 10%, seguido de Ronaldo Cezar Coelho (PSDB), com 7%, e Alfredo Sirkis (PV), com 4%.