Título: Presidente reúne o conselho da campanha
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 26/07/2006, O País, p. 9

Berzoini afirma que números da pesquisa Ibope mostram liderança muito forte de Lula

BRASÍLIA. Os novos números das pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial são analisados com cautela por petistas palacianos como a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro. Eles demonstram tranqüilidade e ainda apostam na possibilidade de vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno.

Mas, na primeira reunião do comando político da campanha, ontem à noite, aliados de Lula manifestaram preocupação com a falta de mobilização da campanha, considerada apática e pouco combativa.

- Temos todas as razões para esperar a vitória. No primeiro ou no segundo turno. Mas não vamos participar de eleição de salto alto ou no clima do já ganhou. Faremos uma campanha bastante pé no chão - disse Dilma.

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que a pesquisa do Ibope mostra a força de Lula:

- Os números mostram que o presidente Lula está com uma liderança muito forte, como mostram os números. Na eleição passada Lula foi eleito com 45% dos votos e agora tem 44%. São números expressivos, não tem dúvida, mas é apenas uma pesquisa, não é realidade - avaliou o presidente do PT.

Dizendo que o presidente vem consolidando sua posição em todas as pesquisas, o ministro Tarso Genro disse, antes de conhecer o resultado da pesquisa Ibope de ontem, que Lula deverá crescer a partir de agosto, com exposição maior e agenda mais intensa.

- A partir de agosto o presidente vai crescer 3%, 4% ou 5% e isso recoloca a possibilidade de vitória no primeiro turno - disse Tarso.

Dilma também afirmou que, apesar do crescimento dos adversários, Lula mantém consolidados seus votos porque tem muito a mostrar.

- Temos resultados a mostrar, que são quantificáveis e precisos - disse.

"Ninguém põe defeito no Alckmin", reclama Aldo

Pela primeira vez o presidente Lula reuniu ontem à noite, no Palácio da Alvorada, o conselho político da campanha à reeleição, o que estava marcado desde a véspera. Os aliados foram para a reunião - ainda sem os números do Ibope - na expectativa de que fossem discutidas algumas correções. Representantes do PSB e do PCdoB consideram que a campanha está muito apática e pouco combativa.

- Ninguém põe defeito no Geraldo Alckmin. Ninguém fala dos 12 anos do PSDB em São Paulo. Não tem quem se agarre com o Alckmin e role na poeira com ele - disse o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (SP).