Título: Tucanos comemoram resultado
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 26/07/2006, O País, p. 9

'Comecei com dez e estou na casa dos 30%', diz Alckmin

BRASÍLIA e SÃO LUÍS. A 20 dias do início do horário eleitoral gratuito na TV, os tucanos comemoravam ontem a queda da diferença entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, nas pesquisas de intenção de votos.

Em São Luís, onde fez campanha ontem, Alckmin comemorou os resultados:

- Em todos os estados há o crescimento de nossa candidatura. Sou menos conhecido aqui na Região Nordeste. Meu adversário disputou quatro eleições presidenciais, eu nunca disputei. Ele tem uma lembrança mais forte, mas para isso é que tem campanha eleitoral. Para mim é até uma surpresa: comecei com dez, depois 12, 18, 20, e agora estou na casa dos 30%. E a campanha nem começou. Vai começar no dia 15 de agosto, quando muda o horário da novela.

O coordenador da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse ter certeza de que a eleição caminha para o segundo turno:

- A pesquisa confirma a tendência de crescimento persistente de Alckmin e a trajetória de queda de Lula.

Antes de conhecer os números da pesquisa Ibope-Rede Globo, a expectativa dos tucanos era de que Alckmin estimulasse a adesão de novos aliados e incentivasse os candidatos estaduais a vincularem suas campanhas à dele.

"Estamos no páreo", comemora Aécio

O governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, comemorava ontem dizendo: "Estamos no páreo!"

- Estamos chegando na hora certa, na hora em que as bases começam a se mobilizar, a distribuir material de campanha. E esses números vão estimular os candidatos nos estados a vincularem suas campanhas à de Geraldo Alckmin. Com isso, devemos crescer mais até o início do horário eleitoral gratuito - afirmou.

Para Aécio, Lula enfrentará dificuldades quando começar o horário eleitoral gratuito.

- O horário eleitoral é sempre mais difícil para quem está no governo e o resultado das últimas pesquisas mostra que a vantagem do presidente está caindo, ou seja, sua margem de gordura para queimar está indo embora muito rápido - disse o governador.

Sérgio Guerra passou a tarde reunido com outros tucanos no comitê tratando dos novos passos da campanha. O comando de campanha tucano agendou para amanhã uma viagem a Belo Horizonte, na expectativa de acertar finalmente o apoio do ex-presidente Itamar Franco. Henrique Hargreaves, ex-chefe da Casa Civil de Itamar, não confirmou o encontro do ex-presidente com Alckmin.

- Não tem nada marcado, mas Itamar disse que se posicionaria esta semana - desconversou Hargreaves.

Embora tenha se reunido na última segunda-feira com Itamar justamente para costurar o engajamento do ex-presidente à campanha de Alckmin, o governador Aécio Neves disse que a data do encontro entre os dois ainda não foi acertada.