Título: CRISTOVAM COMPARA FALA DE LULA À DE DITADORES
Autor: Raimundo Garrone
Fonte: O Globo, 26/07/2006, O País, p. 11

Candidato do PDT à Presidência afirma que 'quem diz isso é quem tem tanque de guerra'

O candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque, comparou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desafiara a oposição a tirá-lo do Planalto, com o discurso dos ditadores militares. Durante caminhada ontem à tarde pelo bairro da Cacuia, na Ilha do Governador, Cristovam disse que uma disputa em segundo turno fará Lula "baixar a arrogância":

- Os ditadores foram os últimos a fazerem o desafio de tirá-los do Planalto. Ao ouvir Lula dizendo isso, volto à minha suspeita: a eleição de Lula no primeiro turno traz um risco muito sério às instituições democráticas. Quem diz isso é quem tem tanque de guerra .

Anteontem, o presidente dissera que a oposição quer "comer o filé mignon" mas terá que "roer o osso". Cristovam ironizou:

- Não estou vendo nenhum filé mignon na boca do brasileiro. Será que dá para comprar filé com o Bolsa Família?

O candidato do PDT, que propôs ontem a criação de um ministério da educação básica, disse que as novas universidades federais do governo Lula "parecem de papel". Ao chegar à Ilha do Governador, Cristovam e o candidato do PDT a governador, Carlos Lupi, puseram por cima da roupa - camisa azul e calça escura, como tradicionalmente vestia-se Leonel Brizola (PDT) - uma camiseta da Varig oferecida por funcionários.