Título: DULCI COMPARA LULA A SANTOS DUMONT
Autor: Ilimar Franco e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 27/07/2006, O País, p. 11

O Brasil, após muitos anos de estagnação, voltou a voar¿, disse

SANTOS DUMONT, MG. No clima de campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem das comemorações pelo aniversário de cem anos do primeiro vôo do 14 Bis, na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. No discurso para uma platéia de mil pessoas, Lula exaltou heróis mineiros e elogiou Santos Dumont por sua dedicação aos pobres de Paris, com os quais dividiu o prêmio que ganhou.

Lula deu autógrafos, recebeu bilhetes no palco e tentou driblar a segurança para chegar perto do povo. Quase ficou entalado na grade de proteção entre a tribuna de honra e o público e acabou desistindo.

Lula disse que Santos Dumont deu ao país uma demonstração de ¿tenacidade, improvisação e conhecimento¿:

¿ O Estado brasileiro está traduzindo esses ideais para a realidade do século XXI. Para tanto, expande o ensino técnico e universitário, promove a inclusão digital e o uso de plataformas tecnológicas livres.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, nascido na cidade, comparou Lula a Santos Dumont e disse que não poderia haver momento mais oportuno para a comemoração:

¿ O Brasil, após muitos anos de estagnação, como se fosse um avião sem peças, voltou a voar sob o comando do presidente Lula.

(*) Enviadas especiais