Título: DEPOIS DE TENTAR ESFRIAR, LULA MANDA ESQUENTAR
Autor: Ilimar Franco e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 27/07/2006, O País, p. 11

Durante reunião com conselho de campanha, presidente reclama da falta de respostas a ataques da oposição

BRASÍLIA. Na primeira reunião do conselho político da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anteontem à noite no Palácio da Alvorada, partiram do próprio candidato manifestações de descontentamento com a apatia do PT diante dos ataques da oposição. Lula decidiu que vai intensificar sua agenda eleitoral nos fins de semana. Pretende, até mesmo, utilizar uma noite da semana para se dedicar à campanha. PT e aliados vão escalar pessoas para responder aos ataques de PSDB e PFL.

No encontro, o presidente confidenciou que cogitou se licenciar do cargo para fazer campanha. Essa possibilidade foi afastada diante da constatação de que o melhor era ele se expor o máximo possível como presidente ¿ de preferência com ações para a população pobre, como disse ontem o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, já na linha de responder aos ataques da oposição.

¿ Cada vez que se fizer uma provocação ou acusação falsa, nossa resposta será fazer mais coisas em benefício da população, especialmente da população pobre. Vamos comparar os resultados do nosso governo com quem já governou e quer voltar. E sem aceitar provocação ou bate-boca porque temos o que mostrar ¿ afirmou Dulci.

¿ Quanto mais o presidente exercer o cargo, melhor. Enquanto os adversários criticam, o presidente Lula trabalha pelo Brasil ¿ disse o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, que participou da reunião.

Campanha no Sul e no Sudeste

Para que Lula possa se dedicar mais à campanha, já se cogita no Palácio do Planalto o cancelamento de duas viagens que estão previstas para o início do mês¿ à Bolívia, dia 6, e à Colômbia, dia 7. Lula e aliados decidiram reforçar a campanha na Região Sul e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há maior resistência da classe média a sua candidatura.

Os aliados concordaram que um dos principais motes deve ser a comparação com os oito anos do tucano Fernando Henrique, não apenas no que se refere a indicadores econômicos e sociais, mas também na ética e no combate à corrupção. Para os aliados, a questão ética deve ser respondida mostrando que as investigações foram de órgãos do Executivo, como Polícia Federal e Corregedoria Geral da União, e que a Procuradoria Geral da República mudou de atitude, investigando tudo.

Quando se queixou da apatia, sobretudo do PT, na resposta aos ataques da oposição, Lula cobrou uma ação articulada dos aliados. E ouviu pedidos para que dedicasse também uma noite da semana para atos nos estados próximos a Brasília.