Título: EDUARDO PAES DENUNCIA ESQUEMA DE SONEGAÇÃO
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 27/07/2006, O País, p. 13

Candidato do PSDB ao governo diz que há supermercados que vivem num paraíso fiscal

Em entrevista ontem à rádio CBN, o candidato a governador pelo PSDB, Eduardo Paes, denunciou que empresas de supermercado estariam sonegando impostos com o favorecimento de inspetorias de fiscalização do estado. Segundo o candidato, três redes ¿ citadas apenas após a entrevista à rádio ¿ fariam parte do esquema.

¿ Hoje nós sabemos que as inspetorias de fiscalização do estado estão distribuídas para os amigos do poder. Tem rede de supermercado aqui no Rio de Janeiro que vive num paraíso fiscal, é a segunda em faturamento e a sexta em arrecadação ¿ afirmou Paes.

No início do mês, reportagem do GLOBO mostrou que a Auditoria da Receita estadual detectou elevada sonegação de ICMS em grandes redes de supermercados, lojas de departamentos e magazines. O secretário estadual de Receita, Antonio Francisco Neto, que assumiu em abril a pasta, disse ontem que a evasão de receitas vem diminuindo e que a arrecadação no trimestre, em sua gestão ¿ maio, junho e julho ¿ apresentou um aumento de R$500 milhões em relação ao mesmo período de 2005.

Francisco Neto afirmou que 15 das 30 inspetorias de fiscalização do estado passaram por mudanças por ¿questões administrativas¿:

¿ Pelo menos dez diretores de inspetoria foram trocados, sem critério político.