Título: IBOPE: NO RIO, HELOÍSA HELENA ESTÁ EM SEGUNDO
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 27/07/2006, O País, p. 13

Senadora do PSOL tem 19% das intenções de voto no estado e Alckmin, 17%; Lula tem 39%, abaixo da média nacional

Se dependesse dos fluminenses, a candidata do PSOL, Heloísa Helena, disputaria o segundo turno das eleições presidenciais contra Luiz Inácio Lula da Silva. No Rio de Janeiro, segundo a pesquisa do Ibope divulgada pela Rede Globo, a senadora tem 19% das intenções de votos e está à frente de Geraldo Alckmin, com 17%. Lula está na frente, com 39%, mas também registra a maior rejeição no estado: 32%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O índice de quem votaria nulo é de 14%; e 9% dos eleitores não sabem ou não opinaram. Cristovam Buarque (PDT) tem 1%, mesmo percentual da média nacional. No país, Lula tem 44%; Alckmin, 27%; e Heloísa, 8%.

Para o cientista político Antônio Alckmin, da PUC-Rio, os números confirmam o mito de que o Rio é um estado de oposição. Segundo ele, o desempenho da senadora representa o vácuo deixado pelo PT na esquerda:

¿ O PT caminhou para o centro e deixou eleitores órfãos.

Lula é o mais rejeitado, com 32%. Nesse quesito, Alckmin surge em segundo no Rio, com 20%. Heloísa e Cristovam têm 13% cada um. O Ibope ouviu 1.204 eleitores de 22 a 24 de julho, em 33 municípios.

O cientista político Marcelo Simas, do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, diz que para o eleitor do Rio Heloísa é o Lula de 1989. Ele acha que ela representa o discurso mais radical do petista sobre juros e o sistema financeiro. E que a rejeição a Lula no estado antecipa o cenário eleitoral de agosto:

¿ Quando começar o programa de TV, com a exposição dos escândalos do governo, ele tende a perder votos.

A senadora do PSOL tem o melhor desempenho entre os eleitores do Rio com maior renda e escolaridade. Heloísa Helena tem 26% de votos entre os eleitores com ensino superior. Nessa faixa, Lula obtém 29%; Alckmin, 21% e Cristovam, 5%. Já Lula ganha com folga no segmento de eleitores que têm até a 4 ª série do fundamental, com 45% das intenções de voto. Heloísa aparece em segundo nessa faixa, com 16%, seguida de Alckmin, com 11%.

Entre os que ganham mais de cinco salários-mínimos, Heloísa Helena tem 28% das intenções de votos, perdendo de Lula por apenas um ponto percentual. Alckmin teria, nessa faixa, 17%. Mas o eleitor de mais baixa renda, ganhando até um mínimo, confere a Lula o seu maior índice na pesquisa: 50% declaram que votarão no petista. Apenas 13% votariam na senadora e 10%, no tucano.

Num eventual segundo turno, Lula ganharia de Alckmin, no Rio, por 45% a 30%; 16% votariam em branco ou nulo e 8% não quiseram opinar.