Título: AGÊNCIA ASSEGURA QUE VARIG CUMPRE SUAS ROTAS
Autor: Erica Ribeiro, Martha Beck e Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 27/07/2006, Economia, p. 31

Funcionários fazem paralisação por atraso nos salários. Anac cobra explicações e VarigLog promete aporte de recursos

RIO, BRASÍLIA e SÃO PAULO. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Varig fez os vôos da malha apresentada ao órgão e aprovada na terça-feira. Houve o deslocamento de uma aeronave para um vôo extra para Lima, o que levou ao cancelamento de um dos três vôos previstos para Buenos Aires ontem. Segundo a Anac, hoje os vôos para Buenos Aires estarão normalizados. A Varig também terá hoje um vôo de reforço para o Chile.

Ontem, nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Curitiba e Porto Alegre, funcionários da Varig cruzaram os braços por causa do atraso nos salários e da falta de informações sobre demissões e pagamento de verbas rescisórias pela VarigLog, nova dona da Varig.

Segundo os sindicatos que representam aeronautas e aeroviários, as manifestações foram concentradas em São Paulo. Os funcionários cobraram do presidente da Varig, Marcelo Bottini, o pagamento. Este, segundo os sindicalistas, pediu 48 horas para dar uma resposta. Os empregados prometem interromper novamente as atividades se o pagamento não for feito.

Segundo a Anac, 40 passageiros com vôos cancelados em Paris estão gradativamente sendo realocados na TAM, de acordo com o número de assentos disponíveis. Os demais voltarão em aviões da Varig. Alguns passageiros de outros vôos também tiveram de ser realocados.

Para evitar mais transtornos, a Anac cobrou explicações da Justiça do Rio, que conduz o processo de recuperação da companhia antiga, e da Varig. Ficou acertado que a VarigLog fará um aporte amanhã para quitar pelo menos parte dos salários atrasados.

O secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, já monitora os preços das passagens aéreas no país. A idéia é saber se as recentes altas de tarifas são um movimento natural, por causa da saída da Varig de várias rotas, ou se há abuso.

¿ Se os preços mais altos não forem apenas um reflexo temporário do mercado, então poderemos investigar e até instaurar processos administrativos ¿ disse o secretário, acrescentando que isso deve demorar alguns meses.

Normalmente, o espaço de uma empresa que deixa de atuar é ocupado por novos concorrentes, o que reduz de novo os preços. Para Goldberg, é importante que a Anac facilite a entrada de empresas no mercado.

Ontem, a Varig enviou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) informações sobre o leilão da companhia. No comunicado, ressaltou que as ações negociadas em bolsa permanecem na antiga Varig, que continua em recuperação judicial e com dívida de quase R$8 bilhões. Os negócios com ações da companhia, suspensos pela manhã, foram retomados no fim do dia.

Credores da Vasp aprovam plano de recuperação

Os credores da Vasp aprovaram ontem um plano para tentar recuperar judicialmente a empresa, a exemplo da Varig. A proposta, apresentada em assembléia pelo comitê interventor, prevê reunir ativos da Vasp em um fundo com cotas distribuídas entre os credores, além de propor um plano de longo prazo para pagar parte das dívidas de R$5 bilhões.

A Vasp, que deixou de voar em janeiro de 2005, deverá ser dividida em duas empresas, uma operacional e outra com ativos e dívidas.

COLABOROU Geralda Doca