Título: FH CULPA LULA PELO AVANÇO DE HUGO CHÁVEZ
Autor:
Fonte: O Globo, 28/07/2006, O País, p. 12
Sua política pela integração global, em vez de regional, permitiu o crescimento da esquerda populista¿
SANTIAGO, Chile. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem no Chile que seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com sua política pela integração global em vez de regional permitiu o crescimento da esquerda populista representada por Hugo Chávez, presidente da Venezuela.
¿ Se Lula tivesse cuidado da região, Chávez não teria ganho terreno ¿ disse Fernando Henrique ao jornal chileno ¿La Tercera¿.
Para Fernando Henrique, Lula não pode atrapalhar-se num confronto com Chávez, ¿como na recente reunião do Mercosul em que o líder venezuelano teve papel de protagonista e pôs em xeque a hegemonia do Brasil na região¿:
¿ O Brasil não deve buscar a hegemonia, não precisa disso. Tem que buscar amigos convergentes que possam ser de utilidade para todos.
Fernando Henrique lembrou que ¿a Venezuela tem um líder com capacidade midiática, que é porta-voz de uma visão contrária à globalização e ao capitalismo¿.
¿ A posição de Lula não pode ser essa porque o desenvolvimento produtivo do Brasil é muito mais amplo que o da Venezuela e não pode ir contra a globalização ¿ disse.
¿Avanço de Chávez não chega a ser uma liderança¿
Fernando Henrique disse que o avanço de Chávez na região não chega a configurar uma liderança e é apenas ¿uma expressão de sentimentos que têm eco mundial: estar contra o sistema capitalista¿.
Segundo ele, ¿a postura do Brasil se baseia em seu tamanho, sua economia, sua capacidade de negociação e não na retórica anticapitalista¿. Mas Fernando Henrique disse considerar que, com Lula, ¿o Brasil perdeu alguns pontos porque enfocou mais o plano global do que o regional¿.
Para ele, o caminho empreendido pelo Brasil e pelo Chile é mais proveitoso do que as retóricas populistas. O ex-presidente disse não achar necessária uma aliança de países contra Chávez:
¿ A ação ponderada do Brasil, do Chile, da Colômbia e do México tem força para mostrar os limites de uma frente que se define como antiglobalização ¿ disse.
Para o ex-presidente, é lógico o apoio do Mercosul à candidatura da Venezuela ao Conselho de Segurança da ONU.
¿ Esse posto talvez desse a Chávez a noção de que o mundo é mais complicado do que o preto ou o branco ¿ disse Fernando Henrique.
¿Oxalá Alan Garcia tenha amadurecido¿
Sobre a volta de Alan Garcia à Presidência do Peru, Fernando Henrique disse:
¿ Oxalá tenha amadurecido e não ceda aos impulsos populistas do passado. Ele tem de saber que não foi ele quem ganhou as eleições. Foi seu adversário, o nacionalista Ollanta Humala, quem perdeu.