Título: Cristovam vai a São Bernardo pedir votos
Autor: Ilimar Franco e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 28/07/2006, O País, p. 13

Candidato decide não demitir assessora por uso de e-mail do Senado

SÃO PAULO. Como já havia feito a senadora Heloísa Helena, o candidato do PDT a presidente, Cristovam Buarque, foi ontem de madrugada a São Bernardo do Campo, reduto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para pedir votos. Ele visitou a fábrica de eletrodomésticos Multibrás e surpreendeu os trabalhadores com sua presença tão cedo. O candidato chegou às 6h15m e, para discursar, foi auxiliado por correligionários, que pediram uma mesa de escritório emprestada para servir como tablado.

Cristovam Buarque disse que, se eleito, fará um pacto pela governabilidade. Afirmou que conversará com todos os partidos, sem exceção, para cumprir a principal bandeira de campanha. Ele promete uma revolução na educação com investimentos da ordem de R$7 bilhões. Perguntado de onde tirará os recursos, o candidato não apontou a fonte, mas disse que o êxito virá com a forma de política que pretende adotar.

¿ Vamos brigar. Vamos quebrar o pau na política. Uns vão dizer que esse dinheiro sairá dos juros (recursos para educação), outros dirão que os recursos sairão dos gastos públicos. Vou discutir de onde sairá. Vou fazer política.

Educação para combater a migração de trabalhadores

No discurso para operários, Cristovam Buarque vinculou a educação à diminuição da migração de trabalhadores:

¿ Houve um tempo em que o nordestino vinha para São Paulo para arranjar emprego. É necessário melhorar a educação, porque melhor capacitada, a pessoa tem mais oportunidade em seu próprio estado.

Em conversa com jornalistas, Cristovam disse que não pretende demitir a assessora Neblina Orrico, que enviava a agenda do candidato pelo endereço eletrônico do Senado. Ele tomou a decisão com base num parecer de seus advogados sobre a interpretação na legislação eleitoral em relação ao uso da máquina administrativa.

¿ E se ela usasse o computador do Senado mas mandasse a agenda de um e-mail particular? Ninguém saberia que ela estava usando uma máquina do Senado. Como dizer então que isso é uso da máquina pública? -¿ perguntou o senador, minimizando o fato.

Reunião para discutir uso do e-mail

Agora, a agenda do candidato é enviada pelo jornalista Eduardo Balduino, que usa e-mail de um servidor pago. Cristovam adiou a viagem que faria ontem cedo a Belo Horizonte para discutir o assunto em Brasília. A reunião contou com a participação dos advogados. Assim, Cristovam vai hoje à capital mineira para inauguração do comitê de campanha.

(*) Da CBN, especial para O GLOBO