Título: HELOÍSA HELENA NÃO DESCARTA APOIO DE GAROTINHO
Autor: Letícia Lins e Raquel Miura
Fonte: O Globo, 29/07/2006, O País, p. 10

`Todo apoio é bem-vindo. Se ele diz inclusive que foi pressionado pelas bases populares, fico orgulhoso¿, diz vice

RECIFE e BRASÍLIA. A candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, reagiu com cautela à declaração do ex-governador Anthony Garotinho, que afirmou que votará nela. Ao desembarcar em Recife, a senadora alagoana não negou que gostou da notícia e até agradeceu o apoio, mas destacou que mal conhece o peemedebista, com quem se encontrou apenas uma vez durante reunião de presidenciáveis com prefeitos.

¿ Ninguém me falou nada a esse respeito e tudo o que sei foi pela imprensa. Mas posso dizer que humildemente tenho a obrigação de agradecer qualquer intenção de voto. Mas é preciso que qualquer pessoa que queira me apoiar fique sabendo e me aceite como sou, transparente. Às vezes, um pouco exageradamente para o mundo político, que é conhecido pela dissimulação, pelo cinismo e pelas palavras contidas ¿ disse Heloísa Helena.

Candidato a vice: ¿Ele é um cidadão¿

César Benjamim, candidato a vice na chapa, disse que não houve negociação política para obter o apoio de Garotinho:

¿ Ele (Garotinho) é um cidadão e apóia quem ele quiser. E todo apoio é bem-vindo. Se ele diz inclusive que foi pressionado pelas bases populares, fico orgulhoso de receber esse apoio que vem das bases populares.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que não deverá haver participação de Garotinho na campanha do PSOL:

¿ Acho que ele não deverá subir no palanque de Heloísa Helena. Mas esse apoio pode resultar em votos para o partido ¿ disse.

Ontem, a candidata do PSOL passou o dia em Recife, onde foi recebida por cerca de cem militantes de três partidos de esquerda. De manhã, visitou a Ilha de Deus, antiga Ilha do Sem Deus, uma ocupação informal no meio do Rio Capibaribe, onde moram cerca de 600 pessoas em palafitas.

Para chegar até a ilha, Heloísa passou por uma precária ponte de madeira, pôs os pés na lama e ainda andou de barco sem utilizar coletes salva-vidas. No local, ela ajudou o pescador Elington Sacramento Teixeira a descascar sururu, um molusco muito consumido no Nordeste.

¿Ela é mulher mas tem gênio de homem¿

Cercada por militantes, Heloísa Helena não foi reconhecida pela maior parte dos moradores da Ilha, que nem sabiam que ela era candidata. Uma exceção era a dona de casa Maurina de Lima Amorim, que mora na rua que dá acesso à Ilha de Deus.

¿ Sou fã. Ela é mulher mas tem gênio de homem.