Título: LULA IRONIZA ITAMAR E INSINUA QUE ELE ESTÁ VELHO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 29/07/2006, O País, p. 11
Quando chegam acima dos 75 anos, as pessoas têm que ter o mínimo de liberdade de fazer suas opções¿
LIMA. Chamado de arrogante e acusado de ter falhado na questão ética por Itamar Franco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi irônico ao comentar o apoio do ex-presidente a seu principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin. Lula disse que não será uma perda para sua campanha e que espera que Itamar tenha acertado na decisão. O presidente disse não se sentir ofendido, argumentando que, depois dos 75 anos de idade, as pessoas precisam ter liberdade para fazer suas escolhas.
¿ Primeiro, não comento uma posição de um ex-presidente. Quando chegam acima dos 75 anos, as pessoas têm que ter o mínimo de liberdade de fazer suas opções. Não sou eu que vou fazer julgamento. Acho que o Brasil é um país livre e 180 milhões de brasileiros podem torcer para Corinthians, Palmeiras, Flamengo ou Vasco sem que seja ofensivo a qualquer pessoa ¿ disse Lula, que participou da cerimônia de posse do presidente do Peru, Alan García.
Na quinta-feira, Itamar declarou apoio a Alckmin e disse que estava optando pela ética. Afirmou ainda que Lula não era mais um militante, mas arrogante. Itamar foi embaixador na Itália no governo petista. Segundo o presidente, foi embaixador do governo ¿ não seu.
Lula procurou minimizar o impacto do apoio de Itamar ao candidato do PSDB e disse que a decisão não significa uma perda:
¿ Ele não tinha por que me apoiar se não o procurei.
Supostamente na condição de interlocutor do Planalto, porém, o ex-ministro José Dirceu procurou Itamar em Minas quando o governo tinha interesse em derrubar a então pré-candidatura do ex-governador Anthony Garotinho. Depois, quando Itamar decidiu tentar disputar o Senado, Lula apoiou o ex-governador Newton Cardoso.
Em nota, Itamar reagiu às declarações do presidente. Ele disse que Lula tem usado palavras ¿irônicas, vazias, escorregadias, arrogantes e de um ufanismo leviano¿. Disse que é bom chegar aos 76 anos ¿desfrutando de um conceito de ética e moral no trato da coisa pública¿. E completou dizendo que mantém esses conceitos desde a juventude. A seguir, a íntegra da resposta: ¿Como ex-presidente, não gostaria de bater boca com o eventual ocupante do Palácio do Planalto. Mais educado seria o debate público, mesmo porque sua excelência vive na roda de escarnecedores. E, de tempos para cá, suas palavras são irônicas, vazias, escorregadias, arrogantes e de um ufanismo leviano¿.
Coordenador da campanha de Lula na Região Norte, o petista Jorge Viana reconheceu que o apoio de Itamar a Alckmin não ajuda a campanha petista:
¿ A gente tem de estar com as portas sempre abertas. Ele (Itamar) já foi e voltou várias vezes. O Brasil que defendemos tem de ter Itamar junto, seja agora ou no governo. Eu lamento. O presidente Itamar tem mais afinidade com nosso projeto de Brasil do que com o de Alckmin. Aliás, ele é ferrenho combatente do que esse sentimento meio paulista representa.
http://www.oglobo.com.br/pais