Título: PRODUTORES AMARGAM PERDAS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/07/2006, O País, p. 13

Problemas econômicos da região atrapalham Lula no Sul

FLORIANÓPOLIS. A dificuldade do presidente Lula para conquistar o eleitorado no Sul do país está ligada à crise vivida por setores da economia da região, especialmente a agropecuária. Os produtores amargam perdas com uma estiagem de três anos e se ressentem da intenção do governo de mudar os índices de produtividade para fins de desapropriação de terras destinadas à reforma agrária.

¿ Estamos há três anos com a promessa de liberação de recursos que não chegam nunca ¿ reclama Enori Barbieri, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc). ¿ As perdas em Santa Catarina somam R$800 milhões só este ano, em razão da estiagem, dos preços baixos dos produtos agrícolas, do câmbio defasado que prejudica as exportações e dos efeitos de problemas sanitários no Paraná e em Mato Grosso.

Para o ruralista, o pacote cambial não beneficiará os produtores por não atingir os pequenos exportadores que compram pouco do exterior, como é o perfil nos três estados da região. Os produtores reclamam ainda da falta do seguro agrícola, que hoje só cobre 1% da produção, e do câmbio. O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto, faz eco às queixas de Barbieri.

¿ Nos últimos 21 anos, tivemos dez anos de estiagem. Os produtores estão endividados.