Título: FALCÃO COMBALIDO SEM CAUSA APARENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 29/07/2006, O Mundo, p. 39
General israelense é internado
HAIFA. No auge da operação militar no sul do Líbano, o chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, Dan Halutz, foi internado às pressas após passar mal na tarde de ontem, dando um susto no governo israelense. Halutz, de 58 anos, sentiu fortes dores na região do estômago e foi levado ao Hospital Ichilov, em Tel Aviv, onde foi submetido a uma bateria de exames que durou cerca de duas horas. Os médicos descartaram a hipótese de uma crise de estresse e os exames não revelararam nenhuma anomalia. O general foi liberado no início da noite para descansar em sua casa e, segundo a porta-voz do Exército, Miri Reguev, Halutz continuará administrando o trabalho das tropas normalmente.
Halutz ocupa a mais alta patente das fileiras do Exército israelense desde julho de 2005, quando substituiu o ex-general Moshe Bugi Yaalon, afastado do cargo um mês antes da retirada unilateral da Faixa de Gaza por divergências com o então primeiro-ministro Ariel Sharon e o ministro da Defesa, Shaul Mofaz. Até então, atuando como o vice de Yaalon, Halutz tornou-se o primeiro representante da Aeronáutica a assumir o posto de chefe das Forças Armadas israelenses.
Considerado dono de uma personalidade tranqüila e equilibrada, Halutz esteve envolvido num escândalo durante os primeiros anos da segunda intifada, quando ainda ocupava o cargo de comandante da Aeronáutica. Após um bombardeio que resultou na morte de dezenas de civis palestinos em Gaza há três anos, o general chegou às manchetes com declarações pesadas em favor do ataque e chegou a ser processado por grupos de defesa dos direitos humanos.
¿ Sinto um alívio no avião quando as bombas são lançadas. É uma sensação que passa após alguns segundos ¿ disse Halutz, na época. (Renata Malkes)