Título: HEZBOLLAH LANÇA NOVO MÍSSIL DE LONGO ALCANCE
Autor:
Fonte: O Globo, 29/07/2006, O Mundo, p. 39
Foguete com cem quilos de explosivos cai em Israel a 50 km da fronteira. No Líbano, Vale do Bekaa é alvo de 70 ataques
BEIRUTE. O Hezbollah disparou ontem mais de cem foguetes contra Israel, entre eles um novo míssil de longo alcance, cumprindo a promessa do grupo de estender seus ataques além da cidade de Haifa. Israel, por sua vez, atacou mais de cem alvos no Líbano, em operações que podem ter deixado mais de 30 mortos. Pelo menos 70 ataques aéreos foram ao Vale do Bekaa, região no leste do país que concentra muitos brasileiros.
Ao todo, foram 103 foguetes disparados pelo Hezbollah, que atingiram seis cidades israelenses, ferindo 13 pessoas. Os de maior alcance caíram numa área descampada a 50 quilômetros da fronteira, perto de Afula, e seriam o Khaibar 1, segundo a guerrilha. Este foi o maior alcance já atingido por um míssil do Hezbollah desde o início do conflito, no dia 12.
¿ Um novo tipo de foguete foi disparado. Baseados nos estragos, podemos confirmar que um deles carregava cerca de cem quilos em explosivos ¿ comentou o porta-voz da polícia israelense.
Hospital israelense e comboio libanês são atingidos
Um foguete atingiu um hospital israelense na cidade de Nahariya, enquanto outro acertou uma garagem de ambulâncias em Safed, mas ninguém ficou ferido. As cidades de Kiryat Shmona, Rosh Piná e Carmiel também foram atingidas.
Aviões israelenses bombardearam colinas perto da cidade de Tiro, enquanto centenas de petardos de artilharia eram disparados através da fronteira. Pelo menos quatro pessoas foram mortas no Vale do Bekaa. A guerra já matou mais de 600 civis no Líbano, informou o governo. Do lado israelense, pelo menos 51 pessoas morreram.
Nos ataques de ontem, um petardo israelense explodiu perto de um comboio humanitário no sul, ferindo três pessoas. O comboio retirava civis da aldeia de Rmeish para Tiro. O carro de uma equipe da TV alemã foi atingido por outro petardo, perto de Naqoura. O motorista e o câmera ficaram feridos.
Segundo o Exército de Israel, pelo menos 26 guerrilheiros do Hezbollah foram mortos ontem na cidade de Bint Jebeil, onde os combates continuam. Já seriam mais de 200 milicianos mortos no conflito, afirma Israel ¿ mas o Hezbollah reconhece apenas 31 mortes. Entre os israelenses, 33 soldados morreram.
Intensos bombardeios atingiram também montanhas a leste de Beirute, onde uma aeronave israelense não tripulada caiu ontem devido a falhas técnicas.
Em outra frente, Israel retirou suas tropas da Faixa de Gaza, ao fim de uma operação terrestre de dois dias, que deixou cerca de 30 palestinos mortos.
www.oglobo.com.br/mundo