Título: REDUÇÃO DE TRIBUTOS E FISCALIZAÇÃO, ALVOS TUCANOS
Autor: Soraya Aggege e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 30/07/2006, O País, p. 9

PT diz que combate à informalidade é um compromisso definitivo do governo e que plano ainda será apresentado

SÃO PAULO. A redução da carga tributária e a fiscalização das fronteiras são as medidas que seriam adotadas pelo PSDB, segundo seu programa de governo, para combater a pirataria e reduzir os trabalhadores informais no país. Procurado pelo GLOBO, o PT, por meio de seu dirigente Glauber Piva, se limitou a dizer que o combate à informalidade seria um compromisso definitivo num eventual segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O coordenador do programa de governo do PSDB, João Carlos Meirelles, afirmou que o combate à pirataria é um dos pontos discutidos pelos técnicos do partido. Segundo ele, a fiscalização das fronteiras pela Polícia Federal deve combater três crimes: o tráfico de armas, o de drogas e a pirataria.

O PSDB afirma que o objetivo é proporcionar maior crescimento econômico ao país para que seja possível, na outra ponta do combate à pirataria, diminuir o trabalho informal. No entanto, o programa de governo dos tucanos fala, principalmente, na geração de ¿renda e trabalho¿ e o próprio Meirelles aponta a necessidade de se criar alternativas para que a mão-de-obra brasileira seja ocupada enquanto não se ampliam os empregos formais.

¿ Hoje é muito oneroso para uma empresa contratar seus empregados. Com crescimento econômico, a carga tributária pode diminuir ¿ diz Meirelles, que foi secretário de Ciência e Tecnologia do governo de Geraldo Alckmin, o candidato do PSDB a presidente.

Destacado pelo PT para falar sobre o programa de governo de Lula, o dirigente Glauber Piva informou, por e-mail, que a informalidade será um dos compromissos petistas, mas não quis entrar em detalhes.

¿ O combate à informalidade é um compromisso definitivo de nosso governo. É preciso destacar que foram gerados 4.346.488 empregos com carteira assinada entre janeiro de 2003 e junho deste ano, sem contar o setor público e os trabalhos gerados na agricultura familiar. Quando o programa for entregue à sociedade brasileira, os detalhes desse compromisso serão conhecidos ¿ disse Piva.