Título: LULA CHAMA OPOSIÇÃO DE DESAFORADA E FAZ APELO POR DEFESA DA HONRA DO PT
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 31/07/2006, O País, p. 5
Vendem a idéia de que não somos éticos. Vamos responder à altura¿
FLORIANÓPOLIS. Falando a militantes petistas ontem em Florianópolis como candidato à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a oposição de desaforada por acusar o governo de falta de ética e conclamou petistas a responderem a todas as acusações, comparando seu governo a qualquer outro, e a terem ousadia para defender a dignidade do PT.
¿ Eles são desaforados. Resolveram vender a idéia de que são éticos e nós não somos éticos. Não levaremos desaforo para casa. Não permitiremos que alguns que nunca foram éticos na política brasileira tentem jogar para cima do PT uma coisa que prezamos ¿ disse ele, em evento realizado num centro de convenções no centro da cidade.
Segundo Lula, o governo tem punido quem errou.
¿ Se temos pessoas que erraram, temos que ter instrumentos de apurar e de punir. E o governo não vacilou em nenhum momento em punir aqueles que provadamente fizeram alguma coisa. Vamos ter humildade de reconhecer quando erramos, mas vamos ter ousadia para defender a nossa dignidade, para defender a nossa honra e para defender a ética neste país.
¿Não deixem chutar a canela de vocês¿
Apesar de aconselhar os petistas a não deixarem que ¿chutem suas canelas¿ e a responderem às acusações à altura, Lula disse que está mais paz e amor do que nunca.
¿ Neste debate, sem perder nunca a ternura, temos que responder à altura. Vamos vender tranqüilidade, paz e amor para quem quiser. Afinal, vocês estão vendo, estou mais Lula paz e amor do que nunca na minha vida. Mas não deixem chutar a canela de vocês. Não deixem.
No discurso de 40 minutos para cerca de 2.500 pessoas, Lula disse que não teme ser comparado a qualquer governo.
¿ Nos dados comparativos fiquei imaginando que bom que algumas pessoas curtam tanto ódio contra nós, não pelas coisas ruins que fizemos, mas pelas coisas boas que fizemos neste país ¿ ironizou.
Sem citar nomes, lembrou do episódio em que o senador Jorge Bornhausen, presidente nacional do PFL, se referiu aos petistas como ¿raça que deveria acabar¿.
¿ A explicação que tenho para a demonstração de ódio é que um dia eu vi um deles dizer: ¿Precisamos acabar com essa raça¿. Éramos nós. Nunca vi um gesto de violência tão profundo. Violência verbal, gratuita, destemperada, de alguém que quer ofender por ofender e que não demonstra o que fez, para dizer que foi melhor do que nós. (Adauri Antunes Barbosa)
www.oglobo.com.br/pais