Título: BORNHAUSEN REAGE A ATAQUE DE PETISTA
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 01/08/2006, O País, p. 11

Para presidente do PFL, Lula é despudorado

BRASÍLIA. Depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou a seus aliados, no último fim de semana, que nenhum ataque da oposição fique sem resposta, o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), deixou claro que vai revidar toda provocação do governo federal. Ao comentar as declarações de Lula, que classificou a oposição de desaforada e cobrou de companheiros ousadia para defender o que chamou de dignidade do governo e do PT, Bornhausen partiu para o ataque:

¿ Concordo que precisa ser ousado, na verdade despudorado, alguém que permitiu o mensalão, o valerioduto e os sanguessugas falar em dignidade, honra e ética.

Bornhausen repudiou também as declarações do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que o classificou de político de direita por ter se declarado contra o ProUni. O presidente do PFL explicou que o partido realmente impetrou ação de inconstitucionalidade contra a medida provisória do ProUni, mas que, depois que o Congresso Nacional corrigiu as falhas do projeto, votou a favor da proposta.

¿ São inaceitáveis as insinuações do ministro Tarso Genro sobre minhas convicções políticas. Com 40 anos de honrada vida pública, não sou de direita no sentido pejorativo do discurso tosco e anacrônico do ministro. Sou, sim, um político direito, cumprindo, pela segunda vez, mandato de senador para o qual fui eleito pelos catarinenses. Presido o PFL, que é um partido de centro-reformista.