Título: HELOÍSA HELENA AO PT: `SÓ NÃO ME MATEM¿
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 01/08/2006, O País, p. 11

Senadora acusa o partido de destruir adversários de forma perversa e cruel para ficar no poder

A candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, acusou ontem o PT de usar meios escusos para se manter no poder. A senadora disse que está cansada de ter sua candidatura ¿perversamente atacada¿ pelos ministros do governo Lula e fez um apelo inusitado: pediu que só não a matem. A candidata afirmou ainda que sua campanha não tem ¿mensaleiros, sanguessugas, ladrões de terno e gravata e assassinos¿.

¿ Eu quero fazer um apelo: só não mandem me matar. Porque dizem que ali (no PT) tem de tudo. Sou mãe de família, quero continuar criando meus filhos. Por favor, no vale tudo, não vale mandar me matar porque sei que são capazes de mentir, de caluniar e de roubar. Portanto, tirem as patas da minha campanha e me deixem calmamente, civilizadamente, passar e trabalhar ¿ disse Heloísa, que, por ter sido contra o ProUni, foi comparada pelo ministro Tarso Genro a Jorge Bornhausen, presidente do PFL.

Em entrevista depois do discurso, durante um corpo-a-corpo na Baixada Fluminense, a senadora pediu ao presidente Lula que pare de mandar os ministros do governo baterem boca com ela pela imprensa. Perguntada se teria sofrido alguma ameaça de morte, afirmou que ¿tem gente que é capaz de qualquer coisa para não perder o poder¿.

¿ Só espero que substituam a mentira, o desrespeito, a perversidade e outras formas mais cruéis ainda de destruir, de aniquilar os adversários políticos. No vale tudo da política, não vale a pena matar, roubar e agir com crueldade e perversidade contra os adversários. A única coisa que eu quero é ter a oportunidade de debater com o presidente Lula sobre os graves problemas do país e as alternativas para superá-las. Não vou ficar batendo boca com ministro que age de forma perversa, maldita, dissimulada e mentirosa. Não agüento mais isso.

¿Eles morrem de inveja e de raiva¿, diz sobre o PT

A senadora, que está em segundo lugar na pesquisa de intenção de voto no Rio, segundo o Ibope, fez corpo-a-corpo ontem em Duque de Caxias e Nova Iguaçu. No município administrado pelo petista Lindberg Farias (PT), Heloísa Helena foi muito assediada pelos eleitores. Em discurso no calçadão, disse que o PT está com inveja do crescimento dela nas pesquisas:

¿ Eles morrem de inveja e de raiva. Como se eu já não tivesse que ter agüentado quatro anos fazendo oposição a Fernando Henrique, agora é o governo Lula. Estou pedindo, por favor, ao presidente Lula que em vez de ficar mandando os ministros dele mentirem contra mim nos meios de comunicação, que eles procurem o que fazer. Tem muito problema no Brasil a ser resolvido.

A candidata voltou a negar que tenha negociado qualquer apoio do ex-governador Anthony Garotinho no Rio, mas evitou criticar o peemedebista. Já seus aliados, no palanque improvisado, reclamaram da declaração de voto de Garotinho em Heloísa.

¿ Com a onda Heloísa Helena aparecem os surfistas. Mas esses têm que procurar a sua praia. Aliás, Campos tem praia, a praia de Atafona ¿ ironizou o deputado federal Chico Alencar (PSOL).