Título: BUSH AFIRMA QUE OS ESTADOS UNIDOS VÃO TENTAR RETOMAR AS NEGOCIAÇÕES DA OMC
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 01/08/2006, Economia, p. 21

Para presidente, acordo é essencial ao crescimento e para criar oportunidades no mundo

MIAMI. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, garantiu ontem que tentará retomar a Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), após o fracasso das negociações na semana passada. Segundo ele, abrir os mercados externos irá impulsionar a economia americana.

Os EUA e a União Européia (UE) culparam um ao outro pelo colapso da Rodada de Doha, que teve início há cinco anos e era vista como uma importante oportunidade para impulsionar o crescimento econômico e diminuir a pobreza no mundo.

¿ Faremos tudo o que pudermos para que Doha seja retomada ¿ disse o presidente americano. ¿ Eles têm uma chance de criar novos empregos e crescimento econômico. Não apenas aqui, mas em todos os outros lugares.

Bush também aproveitou para dar uma alfinetada:

¿ O problema é que alguns outros não estão comprometidos (com as negociações) ¿ disse ele.

Para Bush, acordo vai exigir concessões

Já o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou no último domingo que ele e Bush concordaram em fazer ¿um esforço final¿ para retomar as discussões, expressando esperança de que isso poderia acontecer dentro de semanas.

Segundo Bush, a representante de Comércio dos EUA, Susan Schwab, que esteve no Rio semana passada para tratar do assunto, discutirá com os demais parceiros os pontos nos quais os americanos poderiam ser flexíveis num acordo, particularmente em subsídios agrícolas.

Os EUA afirmaram querer reduzir os cerca de US$20 bilhões que gastam hoje em subsídios agrícolas, mas querem, em contrapartida, um maior acesso aos mercados agrícolas da UE e da Índia.

Schwab afirmou semana passada que um acordo pode ser alcançado nos próximos meses ou isso poderá levar três anos. Depois que as negociações não chegaram a um acordo, o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, interrompeu as discussões.

¿ Completar a Rodada de Doha vai exigir escolhas difíceis ¿ afirmou o presidente americano. ¿ Esta é uma oportunidade única de iniciar negociações globais e criar oportunidades ao redor do mundo.

Para analistas, a Casa Branca quer completar o acordo comercial antes de julho de 2007. O governo Bush está pressionado pelas eleições parlamentares e pelo fim do prazo de autonomia para negociar acordos comerciais, concedido pelo Congresso.