Título: TAM DEIXA DE ENDOSSAR BILHETES NO EXTERIOR
Autor: Aguinaldo Novo, Ramona Ordoñez e Geralda Doca
Fonte: O Globo, 01/08/2006, Economia, p. 25

Medida vale para Paris, Nova York e Miami

BRASÍLIA. A TAM deixou de endossar bilhetes da Varig em Paris, Nova York e Miami na última sexta-feira, apesar do plano de emergência montado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para trazer os passageiros de volta ao país. A decisão ¿ que é válida mesmo que haja assento disponível na aeronave ¿ foi informada ao órgão regulador no mesmo dia. A TAM alegou que não recebeu pagamento, no valor de US$1,5 milhão, pelo embarque dos usuários da Varig do exterior. Nas rotas domésticas, os endossos continuam sendo feitos pela TAM, desde que existam assentos disponíveis.

A Varig foi expulsa em junho da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), uma espécie de câmara de compensação entre companhias aéreas. Com isso, as negociações sobre compensação de assento de passageiros da Varig em vôos internacionais vinham sendo feitas diretamente entre as companhias.

A Anac disse apenas, ontem à noite, que está preocupada com a decisão da TAM e a situação de vários passageiros no exterior. E afirmou que as duas empresas tentavam chegar a um acordo no fim da tarde de ontem. A informação foi negada pela TAM por volta das 20h.

A Anac também não soube informar quantos passageiros estavam com problemas nos destinos que deixam de ter apoio da TAM, e aguardava até a noite informações da Varig. Uma fonte ligada à Gol disse que a companhia não acompanhou a decisão da TAM e continua transportando passageiros da Varig no país e na América do Sul. (Geralda Doca)