Título: Tasso: `É a eleição mais corrupta da História¿
Autor: Cristiane Jungblut, Adriana Vasconcelos e Luiza Da
Fonte: O Globo, 02/08/2006, O País, p. 3

Lula reage, pede sensatez e diz que presidente do PSDB tem de provar

Em meio às investigações sobre os sanguessugas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, travaram ontem um bate-boca público. Da tribuna do Senado, Tasso acusou o governo Lula de ter institucionalizado a corrupção e disse que isso está contaminando o processo eleitoral, com risco de o país enfrentar uma crise institucional. Poucas horas depois, o presidente Lula deu entrevista para rebater. Cobrou mais responsabilidade do dirigente tucano e disse que falta a Tasso calma e sensatez.

¿ Não posso deixar de denunciar o que está acontecendo nas eleições legislativas. Trata-se da eleição mais corrupta da História do país. Voto de deputado virou mercadoria, um valor cotado em reais, que aumenta e varia conforme a demanda. E o próximo Congresso virá pior do que este que está aí. Isso porque institucionalizou-se a corrupção neste país. O que tenho visto é que os mensaleiros, os sanguessugueiros e outros eiros com certeza serão reeleitos ¿ discursou o senador tucano, da tribuna.

Em reposta, Lula disse que Tasso terá, em algum momento, que provar suas declarações e cobrou mais responsabilidade do dirigente político ao dar declarações. Irônico, o presidente afirmou que em momentos adversos as pessoas ficam ¿insensatas e nervosas¿, numa referência ao fato de sua candidatura pela reeleição liderar as pesquisas de opinião.

¿ Ele (Tasso), em algum momento, deve ter sabido de coisa que eu não sei. Fico às vezes preocupado, porque as pessoas que durante alguns anos venderam a imagem de seriedade, de sensatez, num momento adverso começam a ficar insensatas, a ficar nervosas, começam a falar coisas que não deveriam falar. Tasso Jereissati, como presidente de um partido importante, tem que ter um pouco mais de responsabilidade naquilo que fala. Ele, mais do que ninguém, conhece o processo histórico deste país, conhece o processo eleitoral deste país ¿ disse Lula, ao chegar para a abertura do Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Ao tomar conhecimento da reação de Lula a seu discurso, Tasso reiterou à noite as acusações contra o governo:

¿ Eu pensei muito antes de fazer esse pronunciamento, e fiz justamente em razão da responsabilidade que tenho. Como homem público, não poderia ficar calado. Estamos presenciando a eleição mais corrupta do país. Esses escândalos contaminaram o processo eleitoral totalmente e, se continuar assim, poderemos entrar numa crise institucional ¿ rebateu Tasso.

Ainda na entrevista, Lula cobrou responsabilidade de Tasso:

¿ Penso que, na medida que a gente vai subindo de estatura na importância política, vai tendo um aumento da nossa responsabilidade no que fala. Se ele fala isso, em algum momento, ele tem que provar. Porque são muitos os partidos que estão disputando as eleições, são muitos candidatos, inclusive deles ¿ disse Lula, acrescentando: ¿ Só posso dizer o seguinte: ele já é responsável demais para dizer as coisas que ele queira dizer.

Irritado com a tentativa dos petistas de dividir com o governo passado a culpa pelo esquema de superfaturamento de ambulâncias, o senador Tasso Jereissati resolveu fazer seu discurso no Senado antes de o PSDB se reunir para decidir o que fazer com os tucanos acusados de envolvimento no escândalo.

¿Isso é gracinha para parecer santo¿

Fugindo ao estilo quase sempre polido, Tasso perdeu a paciência quando o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu um aparte e disse que o esquema dos sanguessugas teria tido início no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

¿ Isso é gracinha de quem quer se esconder com ar de inocente, de santo, de bonzinho, de homem mais perfeito e puro. Se fizer isso, é uma grande fraude. A questão do orçamento existiu sempre e lembro-me do episódio dos anões do Orçamento. Mas não no ponto em que chegou agora. Vossa excelência sabe como o orçamento está sendo feito por vários gatunos do seu partido e até do meu. Mas ao contrário do PT, não vou varrer nada para debaixo do tapete. Vou expulsar quem estiver envolvido ¿ reagiu Tasso, acrescentando que ainda ontem trataria do assunto numa reunião da executiva nacional do PSDB.

Diante da cobrança do presidente para que o senador tucano apresente provas de tudo o que falou, Tasso disse que, para isso, precisará da ajuda de Lula.

¿ Eu farei isso com o maior prazer se ele (Lula) me ajudar, abrindo as portas do Ministério da Saúde e suspendendo todos os convênios com as prefeituras sob suspeita. Se fizer isso, vou aplaudi-lo ¿ acrescentou.

www.oglobo.com.br/pais