Título: FLUMINENSES SE CONVIDAM PARA O PACTO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 02/08/2006, O País, p. 9

Candidatos ao governo do estado querem ampliar parcerias para todo o Sudeste

Os candidatos ao governo do Rio, se eleitos, não estão dispostos a assistir a seus colegas do PSDB de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, tomarem café com leite sem companhia caso estejam no cargo ano que vem. Eduardo Paes (PSDB) e Sérgio Cabral (PMDB) não só se convidaram para integrar o pacto firmado ontem entre Aécio, Serra e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, como pretendem levar junto o candidato do PMDB à reeleição no Espírito Santo, Paulo Hartung.

¿ A integração entre os estados da Região Sudeste é fundamental. Sou amigo dos governadores Aécio e Paulo Hartung, assim como de Serra, o que facilitará nossa entrada nessa parceria. Não faz sentido excluir o Rio e o Espírito Santo deste pacto, uma vez que podemos colaborar em políticas públicas relativas à segurança (que passa por sistemas de informação integradas), ao transporte e ao meio ambiente ¿ disse Cabral.

Paes disse ter achado natural ficar de fora do pacto firmado entre os candidatos de seu partido em São Paulo e Minas, uma vez que no Rio o PSDB ainda não chegou ao governo do estado, mas disse que a situação vai mudar. Segundo ele, no próximo dia 20, aniversário de morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, está sendo planejado um encontro entre ele, Alckmin, Aécio e Serra no trecho da Via Dutra em que JK morreu, na altura de Resende.

¿ Eles vão ter que pedir licença ao sambista aqui ¿ brincou Paes. ¿ Certamente o Rio entrará neste acordo. E devemos incluir o Espírito Santo, mesmo não sendo o governador Hartung do PSDB. Tudo indica que ele será reeleito. E já estamos conversando para isso.

Marcelo Crivella (PRB) se mostrou menos disposto a discutir parcerias:

¿ Não faz sentido. Não existe mais a oligarquia do café-com-leite. Nosso pacto federativo está vacinado contra conspirações regionais.

Denise Frossard (PPS) não quis comentar o assunto.