Título: PESQUISA: ALCKMIN MANTÉM LIDERANÇA EM SÃO PAULO
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 02/08/2006, O País, p. 10

Ibope mostra vantagem de 10 pontos do tucano

SÃO PAULO. Mesmo com desvantagem nacional, o candidato do PSDB a presidente da República, Geraldo Alckmin, é o preferido do eleitorado de São Paulo, estado que governou pelos últimos seis anos, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo jornal ¿O Estado de S.Paulo¿. Alckmin, de acordo com a pesquisa, vence no estado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, por 43% a 33% das intenções de voto. A senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, tem 10% da preferência dos eleitores paulistas entrevistados.

Caso haja segundo turno entre Lula e Alckmin, o tucano teria 51% contra 37% do petista. Há uma semana, no entanto, o resultado num eventual segundo turno era de 52% para Alckmin contra 35%, mostrando leve recuperação de Lula, apesar da diferença entrar na margem de erro, de três pontos percentuais.

A pesquisa Ibope/Estado também ouviu os eleitores sobre a disputa pelo governo paulista. O tucano José Serra, ex-prefeito de São Paulo, aparece com 48% das intenções de voto, o senador Aloizio Mercadante (PT) tem 15% e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), que tem 8%. O Ibope entrevistou 1.204 eleitores entre os dias 28 e 30 de julho em 64 municípios de São Paulo. e registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo 739304/2006.