Título: JADER DÁ PALPITE SOBRE ÉTICA NA CAMPANHA DE LULA
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 02/08/2006, O País, p. 11

Presidente vai reforçar eventos de rua e participará de caminhadas e comícios em São Paulo e Minas Gerais

BRASÍLIA. A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição vai ganhar as ruas de forma ostensiva a partir deste fim de semana. No sábado, o presidente participará de caminhada na Zona Leste de São Paulo e fará comício à noite em Belo Horizonte. No domingo está prevista outra caminhada em Governador Valadares (MG). O conselho político da reeleição também decidiu divulgar maciçamente uma cartilha comparando as promessas do presidente nas eleições de 2002 com as realizações de sua gestão.

¿ Precisamos fazer uma campanha propositiva. Informar os eleitores do que o governo Lula fez na economia e no social. Na questão ética o governo também vai mostrar o que fez para combater as irregularidades ¿ afirmou o deputado Jader Barbalho (PA), representante dos governistas do PMDB no conselho.

O objetivo da cartilha é convencer os eleitores de que ¿o governo Lula é melhor do que parece¿ e de que o já feito é a garantia do que será realizado num segundo mandato. O mote é ¿quem já fez tudo isso pode fazer muito mais¿.

Na cartilha serão destacadas ações do governo, como a criação de seis milhões de empregos, sendo quatro milhões com carteira assinada; a alfabetização de cinco milhões de adultos; o ganho real do salário-mínimo de 25,7% em três anos; os 11 milhões de benefícios pagos pelo Bolsa Família; os 15 milhões de atendimento no programa Brasil Sorridente; a distribuição de leite para R$3,3 milhões de pessoas; o pagamento da dívida com o FMI e o mais baixo risco Brasil.

O conselho também decidiu que o programa de governo do segundo mandato terá sete prioridades. Segundo o coordenador da elaboração do programa, Marco Aurélio Garcia, quatro temas estão escolhidos: desenvolvimento com inclusão social (crescer com distribuição de renda), revolução tecnológica, educação e energia.

¿ Vamos retomar o slogan da esperança e demonstrar que o Brasil do futuro só é possível pelo que fizemos nesses quatro anos ¿ disse o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, do conselho político.

Os integrantes do conselho admitiram que precisam superar um problema eleitoral em São Paulo, onde está um quinto do eleitorado do país. Lá, segundo a mais recente pesquisa Ibope, Alckmin tem vantagem de dez pontos percentuais sobre Lula. O comando da campanha diz acreditar em mudanças após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, em 15 de agosto, quando o senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, criticará os 12 anos de governo tucano e da gestão de Alckmin em São Paulo.