Título: AMIGOS BRASILEIROS ACREDITAM NA RECUPERAÇÃO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 02/08/2006, O Mundo, p. 29

Frei Betto, Fernando Morais e Eric Nepomuceno dizem que Fidel e socialismo sobreviverão

SÃO PAULO. Amigos de longa data de Fidel Castro, os escritores brasileiros Fernando Morais, Frei Betto e Eric Nepomuceno acham que o líder cubano resistirá e voltará a comandar Cuba. Para Nepomuceno, Fidel inclusive ¿ainda vai rir¿ ao ler depois o que se escreveu sobre ele. Frei Betto e Morais são unânimes ao afirmar que Cuba não repetirá a ¿síndrome de Moscou¿. Na avaliação de ambos, mesmo sem Fidel, o socialismo resistirá, apesar das pressões dos EUA.

¿ É muito natural que Raúl (Castro, irmão de Fidel) o substitua nessa emergência. Foi um aviso de Fidel: não haverá uma perestroika em Cuba ¿ afirmou Fernando Morais, autor de ¿A ilha¿.

Morais foi convidado para a comemoração dos 80 anos de Fidel, que acabou adiada. Na avaliação dele, as informações divulgadas sobre seu estado de saúde são as verdadeiras:

¿ Estou preparado para participar da comemoração em dezembro. Tenho certeza de que Fidel estará bem. Cuba é um país onde todos sabem de tudo, não estão escondendo nada sobre seu quadro. Fidel se cuida.

Frei Betto disse que manterá a sua ida a Cuba, mesmo com as comemorações adiadas, e embarca no próximo dia 9 para visitar o amigo.

Autor de ¿Fidel e a religião¿, Frei Betto não gosta de usar o termo transição para o momento político de Cuba. O mesmo faz Nepomuceno. Independentemente do estado de saúde do líder cubano, o escritor afirma que Fidel já vem preparando sua sucessão de maneira organizada há bastante tempo, deixando não apenas um, mas vários herdeiros, representados pela ala mais nova do governo.

¿ Alguns deles são estrategistas macroeconômicos e mesmo políticos, como o Felipe Pérez Roque (chanceler cubano), que é novo, tem 30 e poucos anos, ou o Abel Prieto (ministro da Cultura), que sempre manteve um diálogo aberto e franco com Fidel. O Raúl também é um elemento chave na transição.

Lembrando que Fidel sobreviveu não porque tem as armas, mas porque também tem ¿diálogo com o povo cubano¿, Nepomuceno avalia que, por conta disso, a transição, quando acontecer, será relativa mente tranqüila. Mesmo que o líder cubano não tenha apoio unânime da sociedade, tem a maioria dele, acha.

¿ Nada é tranqüilo em Cuba, mas as conquistas da revolução são irreversíveis. Cuba jamais fechou uma escola, passando por tudo o que passou. E tudo isso se reverte em dignidade. Podem dançar nas ruas de Miami que não se tira isso dos cubanos. Qualquer reação de mudança será dentro disso.

COLABOROU: Manya Millen